• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-31072019-120047
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Cristina Yokoyama
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Morales, Leiko Matsubara (Presidente)
Bonfitto Junior, Matteo
Ishiki, Michiko Okano
Okamoto, Eduardo
Título en portugués
Hana to Tori: a trajetória expressivo-poética de Yoshito Ohno
Palabras clave en portugués
Arte japonesa
Butoh
Hijikata Tatsumi e Ohno Kazuo
Ohno Yoshito
Performance e ankoku butoh
Resumen en portugués
Ohno Yoshito iniciou sua carreira com a obra Kinjiki (Cores proibidas), considerada a primeira performance de butoh, criada por Hijikata Tatsumi, em 1959, de quem se tornou discípulo durante a década de 1960. Posteriormente, tornou-se o principal parceiro de seu pai, Ohno Kazuo, com quem trabalhou por mais de três décadas. Da parceria com os fundadores do butoh surgiu o espetáculo Hana to Tori: mirai no watashi e no tegami (Flor e pássaro: uma carta para meu futuro eu), de 2013, primeira obra solo de Ohno Yoshito após a morte de Ohno Kazuo, em 2010. Assim, a presente pesquisa, ao traçar a trajetória de Ohno Yoshito junto ao desenvolvimento do butoh no Japão, traça um panorama dos anos iniciais que o levaram até a obra Kinjiki, assim como do período em que se estabeleceu o ankoku butoh (dança da escuridão) por Hijikata Tatsumi, fundamental na formação artística de Ohno Yoshito. Em seguida, debruça-se sobre a reconstrução de Admirando La Argentina, obra prima de seu pai, de 1977, refeita por Ohno Yoshito e parte de sua obra Hana To Tori.
Título en inglés
Hana to Tori: the expressive-poetic trajectory of Yoshito Ohno
Palabras clave en inglés
Butoh
Japanese art
Ohno Kazuo and Hijikata Tatsumi
Ohno Yoshito
Performance and ankoku butoh
Resumen en inglés
Ohno Yoshito began his career with the work "Kinjiki" (Forbidden Colors), considered the first butoh performance, created by Hijikata Tatsumi in 1959, of whom he became a disciple during the 1960s. Subsequently, he became the main partner of his father, Ohno Kazuo, with whom he worked for more than three decades. From the partnership with the founders of butoh, the play "Hana to Tori: mirai no watashi e no tegami" (Flower and bird: a letter to my future self) of 2013, Ohno Yoshito's first solo work after the death of Ohno Kazuo, in 2010. Thus, the present research, tracing Ohno Yoshito's trajectory with the development of the butoh in Japan, gives an overview of the initial years that led to the work "Kinjiki", as well as the period in which the ankoku butoh (dance of darkness) by Hijikata Tatsumi, fundamental in the artistic training of Ohno Yoshito. He then looks at the reconstruction of "Admirando La Argentina", his father's masterpiece, 1977, remade by Ohno Yoshito and part of his work "Hana to Tori".
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-07-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.