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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-09112007-150941
Document
Auteur
Nom complet
Fernando Carlos Chamas
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Cordaro, Madalena Natsuko Hashimoto (Président)
Greiner, Christine
Yoshida, Luiza Nana
Titre en portugais
A escultura budista japonesa até o período Fujiwara (552 -1185): a arte da iluminação
Mots-clés en portugais
Análise iconográfica
Budismo
Escultura
Japão
Período Heian (794~1185)
Resumé en portugais
O budismo, como o xintoísmo, é um dos alicerces religiosos da sociedade japonesa. Sua grande propagação no Japão dependeu muito da importação e enorme produção de imagens budistas que não se restringem apenas a representações do buda histórico. Por aproximadamente treze séculos, o estilo das estátuas búdicas passou por transformações que buscavam um estilo próprio japonês, atingindo o seu auge no período Heian (794~1185). Este trabalho é uma apresentação dessas transformações estilísticas e segue uma metodologia que visa a cercar o objeto "escultura budista japonesa" em todos os seus ângulos, a saber, abrangendo templos, técnicas e materiais, sua relação com a história do Japão, as doutrinas budista e xintoísta e a categoria das imagens.
Titre en anglais
Japanese Buddhist sculpture until the Fujiwara (552 -1185) period: the illumination' s art
Mots-clés en anglais
Buddhism
Heian period (794-1185)
Iconographic analysis
Japan
Sculpture
Resumé en anglais
Buddhism is one of the religious pillars of Japanese society together with Shintoism. The large Buddhist propagation on Japan depended very much on the importation and the big production of Buddhist statues which were not only representations of the historic Buddha. For about thirteen centuries, the statues style suffered changes that searched for a proper Japanese style and attained its peak on Heian period. This work is a presentation of those stylistics changes and follows a methodology that intends to approach the object "Japanese Buddhist sculpture" from all angles, which is to say, it comprehends temples, techniques and raw materials, its relation with Japanese history, Buddhist and Shintoist preachings and image categories.
 
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Date de Publication
2007-11-14
 
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