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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2017.tde-09022017-141415
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Cardoso Oshiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Mori, Koichi (Presidente)
Alencar, Valeria Peixoto de
Mattar, Sumaya
Título em português
Espelhos em trio: por uma reflexão sobre o corpo no processo ensino-aprendizagem de Ryûkyû Buyô
Palavras-chave em português
Corpo
Mestre
Pesquisador
Processo ensino-aprendizagem
Ryûkyû Buyô
Resumo em português
Este estudo teve como objetivo compreender o desenvolvimento do corpo, assim como suas relações, interferências e transformações, durante o processo ensinoaprendizagem de Ryûkyû Buyô (Danças Tradicionais de Okinawa). Acompanhou-se, deste modo, o percurso de dois artistas expoentes em São Paulo, sendo o professor, descendente de okinawanos, Satoru Saito e a professora, okinawana nativa, Yoko Gushiken. Além disso, introduziu-se o corpo do pesquisador como terceiro objeto da pesquisa, no qual seu caráter objetual (de onde se retira o dado) e metodológico (instrumento de registro) vem a relatar a experiência junto às observações e práticas da referida dança. Entre visitas e re-visitas as histórias de vida, práticas de aula e particularidades criativas dos participantes, valorizou o papel da experiência, como mote para discutir suas corporalidades, as quais denotam um corpo em curso, entre a dualidade do aprender/apreender e do ensinar. Trata-se do corpo como aparato sensível e como local de convergência do experimentado, elucubrando questões do ser (indivíduo, artista e professor) e do fazer (criar), surgidas a partir do contato entre o eu e o outro. Ainda, encontrou-se a necessidade de aliar-se à metáforas como ato de valorizar a escrita, uma vez que o corpo analisado carece de entendimento pela sua dimensão poética (não se trata de somente dizê-lo como é, mas de narrá-lo como pode ser). Como metodologia, utilizou-se da etnografia como recurso teórico-prático, quando há a preocupação de estabelecer vínculos entre pesquisador e objeto de pesquisa, através de uma relação distanciada. Em outras palavras, atribui-se a este momento, o exercício de registro em recursos audiovisuais, anotações no diário de bordo e registros fotográficos, os quais fortalecem a captação do dado resultante da observação. Neste processo, preocupou-se em analisar os corpos estudados ao longe, como sujeito propriamente destacado do meio ou grupo analisado. Posteriormente, cria-se aproximação pela observação-participante, quando pesquisador se insere no grupo a revogar o afastamento panorâmico, em prol de um olhar mais circunscrito. Neste momento, há o contato, o toque, a troca e o diálogo entre professor e aluno (uma vez que o pesquisador se tornou discípulo), na tentativa de promover conhecimento do outro através de diferentes vias sensíveis. Sua valorização acaba por incitar o estudo autoetnográfico e utilização da pesquisa-ação, como alternativa para deter a insuficiência causada pelos métodos anteriores. Neste terceiro passo, o corpo do pesquisador passa a ser meio de registro e reflexão sobre o outro, instaurando ainda ferramentas de investigação de sua própria corporeidade. Forma-se, por fim, a criação da tríade espelhada, na construção de uma corporeidade em cooperação mútua. Por conseguinte, a comparação se realiza sob a ótica da etnologia, pela observação dos três corpos no recorte processo ensino-aprendizagem, cujo resultado surge pela ação do olhar o outro, olhar com o outro, e olhar para si mesmo. Finalmente, esta pesquisa usufruiu amplamente do arcabouço teórico da antropologia, etnografia e etnologia da dança, como estudos de Adrienne Kaeppler e Judith Lynne Hanna. John Dewey, Jorge Larrosa e Michel Foucault, por exemplo, surgiram para embasar a compreensão sobre a experiência. E, por último, estudos sobre a educação do sensível, a dança/performance, propriamente dita, a semiótica e a psicologia foram vasculhados, na tentativa de abarcar minimante a imensidão do universo corpo.
Título em inglês
Mirrors in trio: body reflections in teaching-learning process of Ryukyu Buyo
Palavras-chave em inglês
Body
Master
Researcher
Ryukyu Buyo
Teaching learning process
Resumo em inglês
This study aimed to understand the body development, as well as their relationships, interference and transformations during the teaching-learning process of Ryukyu Buyo (Traditional Dances of Okinawa). Therefore, the path of Satoru Saito and Yoko Gushiken, both exponent artists in São Paulo was followed. Moreover, the body of the researcher was introduced as a third object to be researching about, in which its objectual and methodological character is related to dance experience report. Among research participants life stories, classroom practices and creative characteristics highlighted experience importance to discuss their corporeality in progress between learning and teaching. The body is also considered by its sentient ability or as an experience convergence, where matters from self and other bonding emerge. Also metaphors were applied to valuing text, since the analyzed body lacks understanding for its poetic dimension. The methodology was based on Adrienne Kaeppler and Judith Lynne Hannas studies, which compromising both dance and body as targets of ethnography and ethnology focus. In addition, corporeality explorations took place in autoethnography and action research reflections, in which the researchers body argued with itself. Ultimately comprehensions of sensitive body over significant experiences were supported by studies of John Dewey, Jorge Larrosa, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Maurice Merleau-Ponty.
 
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Data de Publicação
2017-02-09
 
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