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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-25102012-125315
Documento
Autor
Nome completo
Jane Adriane Gandra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Paulo Fernando da Motta de (Presidente)
Cardoso, Patrícia da Silva
Garmes, Helder
Martins, Eduardo Vieira
Oliva, Osmar Pereira
Título em português
Pinheiro Chagas, um escritor olvidado
Palavras-chave em português
Crítica literária
Manuel Pinheiro Chagas
Realismo
Romance histórico
Romantismo
Resumo em português
Este estudo tem por objetivo refletir sobre uma figura literária pouco estudada, Manuel Pinheiro Chagas (1842-1895), escritor português considerado pela crítica principalmente como romancista histórico. Ao eleger o romance histórico como narrativa romântica, parece que Chagas tenta disputar espaço com o romance realista/naturalista, mesmo depois da consolidação do Realismo. Por meio da análise de quatro de seus romances, A virgem Guaraciaba (1865), A máscara Vermelha (1873) e a sua continuação O juramento da Duquesa (1873), e A descoberta da Índia. Contada por um marinheiro (1890), verificamos como o projeto literário deste escritor, que se inicia com a efabulação da História, vai convergindo para um realismo pouco romantizado, que ele denominou de estudo histórico romântico.
Título em inglês
Pinheiro Chagas, a forgotten writer
Palavras-chave em inglês
Historical novel
Literary criticism
Manuel Pinheiro Chagas
Realism
Romanticism
Resumo em inglês
This study is intended to reflect about the literary understudied character, Manuel Pinheiro Chagas (1842-1895), portuguese writer considered by public opinion mainly as historical novelist. Choosing the historical novel as romance narrative, seems that Chagas tries to establish space with the realistic/naturalist novel, even after the Realism consolidation. Analyzing four of his novels, A virgem Guaraciaba (1865), A máscara Vermelha (1873) and its continuation O juramento da Duquesa (1873), and A descoberta da Índia. Contada por um marinheiro (1890), we could verify how the literary project from this author, that initiates itself with the history creation, starts to converge to a type of less romanticized realism, that he defines as romantic historical study.
 
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Data de Publicação
2012-10-25
 
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