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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2014.tde-25052015-154043
Documento
Autor
Nome completo
Danielle de Paiva Pereira Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Mendes, Maria dos Prazeres Santos (Presidente)
Gregorin Filho, Jose Nicolau
Inacio, Emerson da Cruz
Oliveira, Maria Cristina Xavier de
Silveira, Jorge Fernandes da
Título em português
Diálogos possíveis entre Maria Gabriela Llansol e Clarice Lispector: modos de (re)pe(n)sar o ser-criança
Palavras-chave em português
Clarice Lispector
Criança
Literatura
Maria Gabriela Llansol
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é estudar uma criança nova e potencializada, que cresce na escrita, tanto na obra da escritora Maria Gabriela Llansol quanto na de Clarice Lispector. Tratamos essa criança como uma metáfora de um ser-vivo, que se arrisca em novas compreensões sobre a escrita, transformando seu olhar diante da leitura. Investiga-se a escrita como um lugar fecundo, onde haja o desenvolvimento do ato criativo pelos seres, denominado entre-lugar. Nele, ocorre a continuidade do ser, que aprende sobre si a partir do outro, num movimento de persistência. Utilizam-se alguns títulos, como Um beijo dado mais tarde e Amar um cão, de Llansol, e Quase de verdade, Mistério do coelho pensante, A mulher que matou os peixes e A vida íntima de Laura, de Lispector, para mostrar a relação entre o ser e a leitura através da sua mudança de olhar. Discutem-se várias noções, como as de criança, aprendizagem, leitura, textualidade, liberdade, representação, autor, pensamento, percepção e tempo. Fundamenta-se a teoria através das obras de Clarice e de Maria Gabriela, acima citadas, além da crítica especializada, como Maria dos Prazeres Santos Mendes, Nádia Gotlib, Olga de Sá, Maria de Lourdes Soares, Jorge Fernandes da Silveira, João Barrento, Eduardo Prado Coelho, Eduardo Lourenço, Lúcia Castelo Branco, João Barrento e Maria Etelvina Santos.
Título em inglês
Possible dialogues between Maria Gabriela Llansol and Clarice Lispector: ways to rethink the child-being
Palavras-chave em inglês
Child
Clarice Lispector
Literature
Maria Gabriela Llansol
Resumo em inglês
The objective of this work is to study a new and potentialized child, growing in understanding, both in the work of the writer Maria Gabriela Llansol and in Clarice Lispector. The child is treated as a metaphor of a ser-vivo, who ventures into new possibilities of understanding, turning your gaze while reading. We try to understand the text as a place that allows the development of the creative act by readers, named in this work as entre-lugar. Among the most important aspects of this place, we see the persistence in the continuity of being, learning about itself, from the other readers and from the changes in their outlook on the world. Some books are used, such as Um beijo dado mais tarde and Amar um cão by Llansol, and Quase de verdade, Mistério do coelho pensante, A mulher que matou os peixes and A vida íntima de Laura by Lispector, to show the relationship between being and reading through its change of look. Several concepts are discussed, such as child, learning, reading, textuality, freedom, representation, author, thought, perception and time. Supporting the theory of this research through the work of Clarice and Maria Gabriela and by specialized critique, such as Maria dos Prazeres Santos Mendes, Nádia Gotlib, Olga de Sá, Maria de Lourdes Soares, Jorge Fernandes da Silveira, João Barrento, Eduardo Prado Coelho, Eduardo Lourenço, Lúcia Castelo Branco, João Barrento and Maria Etelvina Santos.
 
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Data de Publicação
2015-05-25
 
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