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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2015.tde-21102015-131138
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Yuri Uchino Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Mendes, Maria dos Prazeres Santos (Presidente)
Cunha, Maria Zilda da
Inacio, Emerson da Cruz
Oliveira, Maria Cristina Xavier de
Rezende, Neide Luzia de
Título em português
As imagens em palavras: sensações e percepções na leitura de obras da modernidade
Palavras-chave em português
Estética literária
Literatura
Modernidade
Palavra imagética
Percepção
Resumo em português
Esta tese tem por objetivo apreender as relações do código verbal nas imagens das palavras, promovendo o resgate da palavra, a qual prescinde do código visual, e que descreve as sensações e percepções diferenciadas e múltiplas, mostradas em níveis graduados, do contextual ao estético; concomitantemente com os traços de modernidade, detectados nas obras selecionadas. O corpus de análise compõe-se de nove obras, dos autores brasileiros tem-se: Bartolomeu Campos de Queirós, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Leo Cunha, Lygia Bojunga e Paulo Leminski; dos portugueses, Alice Vieira e José Saramago; e do africano, Mia Couto. Através da observação de algumas características comuns, e buscando-se apoio teórico nos autores que discorreram e discutiram criticamente a modernidade, foram captados tais traços comuns, elencados no primeiro capítulo. O segundo capítulo faz uma pequena incursão sobre os modos de processar a percepção. O terceiro apresenta as análises realizadas, categorizadas em três paradigmas, evidenciando-se os traços de modernidade, cuja presença aparece em menor ou maior grau. Desta forma, o verbal comprova a sua força e seu caráter essencial, que tanto sugere quanto mostra sensações e percepções na leitura da palavra imagética.
Título em inglês
The images from words: feelings and perceptions in reading works of modern literature
Palavras-chave em inglês
Literary aesthetics
Literature
Modernity
Perception
Word imagery
Resumo em inglês
This thesis aims at understanding the relationship of verbal code, promoting the rescue of the word, which does without the visual code, the images of words that describe the sensations and differentiated and multiple perceptions, shown in graduated levels of contextual to the aesthetic; concomitantly with traces of modernity, detected in the selected works. The corpus analysis consists of nine works, of Brazilian authors: Bartolomeu Campos de Queirós, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Leo Cunha, Lygia Bojunga e Paulo Leminski; of Portuguese Alice Vieira e José Saramago; and African, Mia Couto. By observing some common features, we sought theoretical support in authors who discoursed and critically discussed modernity; raised the features listed in the first chapter. The second chapter makes a small incursion into the ways of processing the perception. The third presents the analyzes, categorized in three paradigms; showing traces of modernity, whose presence appears to a lesser or greater degree. Thus, the verbal proves its strength and its essential character, which both suggests as shows sensations and perceptions in imagetic word reading.
 
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Data de Publicação
2015-10-21
 
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