• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-16112009-094639
Documento
Autor
Nombre completo
Cristiano Camilo Lopes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Goes, Maria Lucia Pimentel de Sampaio (Presidente)
Coelho, Nelly Novaes
Papes, Cleide da Costa e Silva
Título en portugués
Da terra das sombras à terra dos sonhos. O espaço sagrado na literatura para crianças e jovens
Palabras clave en portugués
Ciberespaço
Comparativismo
Espaço sagrado
Literatura para crianças e jovens
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como objetivo identificar a presença do espaço sagrado na Literatura para Crianças e Jovens. Para isso, utilizamos como eixo teóricometodológico propostas sociológicas e antropológicas sobre o sagrado e sua relação com o homem. Como um substrato para mitos, ritos e arquétipos, o sagrado tem permeado a Literatura para Crianças e Jovens, revelando o homem e sua relação com suas crenças. Em diversas obras, evidencia-se como um elemento essencial e norteador do ser que o aceita. Assim, recorrendo ao estudo de temas (tematologia) como método comparativista, objetivamos identificar a configuração do espaço sagrado, pela oralidade, em duas obras: A menina de lá, de Guimarães Rosa, e O beijo da palavrinha, de Mia Couto. Além disso, pelo mesmo método comparativista, analisaremos as obras As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa, de C. S. Lewis e Cibermãe, de Alexandre Jardin, com o objetivo de identificar o retorno do sagrado nos dias atuais e, verificar que o sagrado não se limita a épocas, mas até mesmo na modernidade o homem o busca.
Título en inglés
From the shadow land to the dream land: the sacred space in the literature geared at children and young people
Palabras clave en inglés
Comparative
Cyberspace
Literature geared at children and young People
Sacred
Sacred space
Resumen en inglés
This essay aims at identifying the presence of the sacred space in the literature geared at children and young people. For this we used the theoretical - methodological axis as the sociological and anthropological proposals on other sacred and its relationship with man. As a basis for myths, rites and models, the sacred has permeated literature for children and young people, revealing man and his relation to his beliefs. In several literary works, the sacred is highlighted as an essential element and a guide for the man who accepts it. Likewise, resorting to the study of themes as a comparative method, we aim to identify the sacred space by oral sources in two works: A menina de lá, by Guimarães Rosa and O beijo da palavrinha by Mia Couto. According to the same comparative method, we will analyze the following works: The chronicles of Narnia: the lion, the witch and the wardrobe by C.S. Lewis and Cybermother by Alexander Jardin, aiming in both cases to identify the return of the sacred to the present day, observing that the sacred does not limit itself to periods, but man searches for it even in modern days.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-11-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.