• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-15042015-150006
Documento
Autor
Nombre completo
Rogerio Bernardo da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Gregorin Filho, Jose Nicolau (Presidente)
Cunha, Maria Zilda da
Schapochnik, Nelson
Título en portugués
Representações da temática afro-brasileira na literatura infantil e juvenil: entre a escolarização da produção literária e a estetização das demandas escolares
Palabras clave en portugués
Lei 10.639
Literatura infantil e juvenil
PNBE
Temática afrobrasileira
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivos compreender as dinâmicas da representação literária na literatura infantil e juvenil frente às demandas educacionais presentes na Lei 10.639, e identificar possíveis diferenças quanto à natureza da representação entre obras tematizadas no contexto dessa lei e obras não tematizadas, mas que abordam as questões afro-brasileiras no âmbito de sua complexidade estética. Para tanto, será apresentado um estudo comparativo entre duas obras que foram construídas no contexto da Lei e uma obra que não tematiza as questões afrobrasileiras, todas elas compõem o acervo do PNBE. As dinâmicas da autoria, as características do discurso utilitário e o contexto educacional são elementos estudados e constituem ferramentas importantes para as discussões. São analisadas as obras O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém; Obax, de André Neves e Raul da Ferrugem Azul, de Ana Maria Machado. Para esse estudo, foi proposta uma perspectiva interdisciplinar conforme os princípios da Literatura Comparada. Diante deles, a interação entre textos literários, por procedimentos comparatistas de análise, articulada às outras áreas do saber, possibilita o estudo mais amplo da obra como manifestação estética posicionada historicamente. Ao final, são apresentadas considerações a respeito da necessidade de mudança nas relações entre a literatura infantil e juvenil e as questões educacionais.
Título en inglés
Representations of african-Brazilian themes in children's and youth literature: between the schooling of literary production and aesthetical demands of school
Palabras clave en inglés
African-Brazilian theme
Child and adolescent literature
Law 10.639
PNBE
Resumen en inglés
This study aims to understand the dynamics of literary representation in child and youth across the educational demands present in literature Law 10.639, and to identify possible differences in the nature of the representation of themed works in the context of this law and works not presented, but that approach african-Brazilian issues within their aesthetic complexity. Thus, a comparative study between two works that were constructed in the context of law and a work that does not thematize the african-Brazilian issues, all of which make up the collection of PNBE will be presented. The dynamics of authorship, the characteristics of the utility discourse and educational context elements are studied and are important tools for discussions. The Hair of the works Lelê are analyzed, Valeria Bethlehem; Obax, André Neves and Ralph Rust Blue, Ana Maria Machado. For this study, we proposed an interdisciplinary perspective as the principles of Comparative Literature. Before them, the interplay between literary texts, for comparatists analysis procedures, and combined with other disciplines, provides the most comprehensive study of the work as historically positioned aesthetic manifestation. Finally, considerations are made about the need for change in the relationship between the child and adolescent literature and educational issues.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-04-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.