• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-15012016-124155
Document
Auteur
Nom complet
Luana Barossi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Inacio, Emerson da Cruz (Président)
Carelli, Fabiana Buitor
Cunha, Eneida Leal
Soares, Luiz Felipe Guimarães
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Titre en portugais
Devires Inauditos: linhas de fuga em narrativas de língua portuguesa
Mots-clés en portugais
Ciência ficção
Devir
Estética
Narrativa
Teoria literária
Resumé en portugais
Esta pesquisa foi impulsionada pelos seguintes questionamentos: o que se passa quando uma narrativa nos arranca do lugar onde estávamos e contribui para a construção de outro espaço? Não um espaço imaginário, elaborado a partir de um pacto ficcional, mas um espaço real, tão real quanto possível? A primeira possibilidade de resposta recaiu sobre a ciência ficção, mas uma teoria da ciência ficção que deslocasse a perspectiva de gênero literário para o ato imanente de leitura. A partir desta questão, a tese se delineia com a problematização de alguns conceitos de ciência ficção, estranhamento cognitivo e estranho, para, em seguida, desenvolver o conceito de Devir Inaudito. Em um segundo momento, há a exposição de uma possibilidade de leitura, a partir dos processos propostos na primeira parte, para algumas obras produzidas em Angola e no Brasil, a saber: Teoria geral do esquecimento, de José Eduardo Agualusa; a animação O menino e o mundo, dirigida por Alê Abreu; O natimorto: um musical silencioso, de Lourenço Mutarelli e Uma duas, de Eliane Brum.
Titre en anglais
Unheard-of Becomings: lines of flight in lusophone narratives
Mots-clés en anglais
Aesthetics
Becoming
Literary theory
Narrative
Science fiction
Resumé en anglais
This research was driven by the following questions: What happens when a narrative uproots us from the place we were and contributes to the construction of a new space? Not an imaginary space, developed through a fictional pact, but a real space, as real as can be? The first possible answer lied upon science fiction, but a theory of science fiction which displaced the perspective of literary genre to the immanent act of reading. Based on this issue, this thesis is outlined with the problematization of some concepts of science fiction, cognitive estrangement and the uncanny to formulate the concept of Unheard-of Becoming. Later on, we present a possible reading, based on the processes proposed in the first part, of the following works produced in Angola and Brazil: Teoria geral do esquecimento, by José Eduardo Agualusa; the animation The boy and the world, directed by Alê Abreu; O natimorto: um musical silencioso, by Lourenço Mutarelli and Uma duas, by Eliane Brum.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-01-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.