• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-15012016-124155
Documento
Autor
Nome completo
Luana Barossi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Inacio, Emerson da Cruz (Presidente)
Carelli, Fabiana Buitor
Cunha, Eneida Leal
Soares, Luiz Felipe Guimarães
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Título em português
Devires Inauditos: linhas de fuga em narrativas de língua portuguesa
Palavras-chave em português
Ciência ficção
Devir
Estética
Narrativa
Teoria literária
Resumo em português
Esta pesquisa foi impulsionada pelos seguintes questionamentos: o que se passa quando uma narrativa nos arranca do lugar onde estávamos e contribui para a construção de outro espaço? Não um espaço imaginário, elaborado a partir de um pacto ficcional, mas um espaço real, tão real quanto possível? A primeira possibilidade de resposta recaiu sobre a ciência ficção, mas uma teoria da ciência ficção que deslocasse a perspectiva de gênero literário para o ato imanente de leitura. A partir desta questão, a tese se delineia com a problematização de alguns conceitos de ciência ficção, estranhamento cognitivo e estranho, para, em seguida, desenvolver o conceito de Devir Inaudito. Em um segundo momento, há a exposição de uma possibilidade de leitura, a partir dos processos propostos na primeira parte, para algumas obras produzidas em Angola e no Brasil, a saber: Teoria geral do esquecimento, de José Eduardo Agualusa; a animação O menino e o mundo, dirigida por Alê Abreu; O natimorto: um musical silencioso, de Lourenço Mutarelli e Uma duas, de Eliane Brum.
Título em inglês
Unheard-of Becomings: lines of flight in lusophone narratives
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Becoming
Literary theory
Narrative
Science fiction
Resumo em inglês
This research was driven by the following questions: What happens when a narrative uproots us from the place we were and contributes to the construction of a new space? Not an imaginary space, developed through a fictional pact, but a real space, as real as can be? The first possible answer lied upon science fiction, but a theory of science fiction which displaced the perspective of literary genre to the immanent act of reading. Based on this issue, this thesis is outlined with the problematization of some concepts of science fiction, cognitive estrangement and the uncanny to formulate the concept of Unheard-of Becoming. Later on, we present a possible reading, based on the processes proposed in the first part, of the following works produced in Angola and Brazil: Teoria geral do esquecimento, by José Eduardo Agualusa; the animation The boy and the world, directed by Alê Abreu; O natimorto: um musical silencioso, by Lourenço Mutarelli and Uma duas, by Eliane Brum.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-01-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.