• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-14072011-114554
Document
Auteur
Nom complet
Marli Miyuki Kano
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Cunha, Maria Zilda da (Président)
Gregorin Filho, Jose Nicolau
Rodrigues Filho, José Maria
Titre en portugais
Ler e ser - encontro necessário para a compreensão da complexidade sígnica do Terceiro Milênio
Mots-clés en portugais
Leitor
Leitura
Literatura infantil e juvenil
Novas tecnologias
Poesia
Resumé en portugais
Este trabalho se faz no bojo das relações que se tecem entre o homem, o mundo e as máquinas, no limiar do terceiro milênio, em que a profusão de mensagens e a hibridização de linguagens, cada vez mais estão presentes em nossas vidas a exigir habilidades de leitura e compreensão diferentes das exigidas em épocas passadas. Com o advento da era tecnológica, jovens e crianças são seduzidos pelos gadgets, e demonstram uma espécie de reação condicionada, sem consciência e sem reflexão, um olhar apático a tudo o que não esteja carregado de movimentos, flashes, sons, imagens. Considerando isso, refletiu-se sobre a complexidade sígnica em que estamos inseridos e o processo de transformação da cultura, do pensamento e das linguagens, que eclode com a revolução digital, promovendo novas articulações e relações de entendimento tanto no âmbito cognitivo quanto no afetivo, pessoal. A pesquisa visa, então, sinalizar caminhos para sensibilizar o ser humano. Propomos nossa discussão, no âmbito e nas fronteiras da literatura e educação de jovens e crianças, pela via da leitura da literatura infantil e juvenil, da poesia, das artes em geral, visto que, são manifestações dotadas de qualidades capazes de suscitar novos olhares e provocar múltiplas semioses pela fruição e cognição. Compreendemos que este é o meio pelo qual o ser desta nossa era poderá transcender e voltar a experienciar um olhar de encantamento, apreendendo e aprendendo a lidar com as emoções e informações necessárias para a formação de um ser humano mais justo, solidário, ético e agente transformador de si e da sociedade em que vive.
Titre en anglais
To read and to be necessary meeting to comprehend the signical complexity of the Third Millennium
Mots-clés en anglais
Children´s and juvenile literature
New technologies
Poetry
Reader
Reading
Resumé en anglais
This work focuses on the interwoven relations between man, world and machines on the threshold of the Third Millennium, when the multiplicity of messages and the hybridization of languages are each time more present in our lives and demand new reading abilities. With the advent of the technological era, youngsters and children are seduced by the gadgets and show a kind of conditioned reaction, without conscience or reflection, an apathetic view on everything that is not charged with movements, flashes, sounds, images. Considering this, we reflected on the signical complexity in which we are inserted and the process of changes in culture, thought and languages triggered by the digital revolution, which promoted new articulations and understanding of both the cognitive and affective ambits. So, this research aims to suggest ways to sensitize the human being. We propose our discussion within the frontiers of literature and childrens/youngsters education, supporting that childrens and juvenile literature, poetry and arts in general are expressions able to evoke new views and multiple semiosis through fruition and cognition. We understand this is the way through which our eras man will be able to transcend and to experience an enchanted view again, apprehending and learning how to manage the emotions and information needed to the formation of a fairer, more sympathetic and ethic human being, an agent who transforms himself and the society he lives in.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-07-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.