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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2013.tde-14022014-124524
Document
Auteur
Nom complet
Miguel Makoto Cavalcanti Yoshida
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Abdala Junior, Benjamin (Président)
Paulo Netto, José
Silva, Rejane Vecchia da Rocha e
Titre en portugais
De São Bernardo a Casa na Duna: caminhos do (neo)realismo no macrossistema literário de língua portuguesa
Mots-clés en portugais
Arte e sociedade
Carlos de Oliveira
Graciliano Ramos
Neo-realismo
Resumé en portugais
A presente dissertação tem como objetivo ressaltar os caminhos dos fluxos literários estabelecidos dentro do macrossistema literário de língua portuguesa a partir dos romances São Bernardo, de Graciliano Ramos e Casa na Duna, de Carlos de Oliveira. A análise de ambos os romances é empreendida buscando destacar a codificação artística fruto de um rigoroso trabalho estilístico em correlação com a realidade social de ambos os escritores, evidenciamos assim a concepção (neo) realista da obra de arte como uma unidade sensível de forma e conteúdo que propicia um conhecimento do mundo dos homens sob a sociedade capitalista através dos destinos de Paulo Honório e Mariano Paulo. Buscamos também destacar elementos que evidenciam a apropriação que ambos os autores operam da tradição literária deste macrossistema, constituindo assim uma atualização do realismo como método de composição literária.
Titre en anglais
From São Bernardo to Casa na Duna: paths of (neo)realism in portuguese literary macrossystem
Mots-clés en anglais
Art and society
Carlos de Oliveira
Graciliano Ramos
Neo-realism
Resumé en anglais
This paper aims to show the paths of literary flows established within the Portuguese literary macrossystem in the novels São Bernardo, by Graciliano Ramos and Casa na Duna, by Carlos de Oliveira. The analysis of both novels aims to highlight the artistic codification as a result of a close estilistic labor in relation to their social environment, emphasizing the (neo)realistic notion of the work of art as a sensitive unity of form and content which provides (self)consciousness of mens world in capitalism through Paulo Honório and Mariano Paulos destinies. We also try to highlight the aspects that show both writers appropriation of this macrossystem literary tradition, being an update of realism as a way of literary compostion.
 
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Date de Publication
2014-02-14
 
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