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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-12012016-141957
Documento
Autor
Nome completo
Regina Celia Ruiz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Cunha, Maria Zilda da (Presidente)
Baseio, Maria Auxiliadora Fontana
Carelli, Fabiana Buitor
Título em português
Reflexos de Moçambique na narrativa para crianças e jovens: um estudo da obra O homem que não podia olhar para trás
Palavras-chave em português
Hibridez
Moçambique
Nelson Saúte
Orfeu
Roberto Chichorro
Resumo em português
Esta dissertação pretende analisar, sob a perspectiva dos Estudos Comparados, a obra O homem que não podia olhar para trás, do escritor moçambicano Nelson Saúte, destacando a hibridez do texto, tecido por vários diálogos que se entrelaçam entre as marcas da tradição oral e os aspectos estilísticos e estéticos da narrativa, em constante articulação com a pintura de Roberto Chichorro. Essa combinação de linguagens, trazendo à tona reminiscências deixadas pelo mito de Orfeu, remete a aspectos importantes da história de Moçambique.
Título em inglês
Reflections of Mozambique in the narrative for children and young people: a study of the work "O homem que não podia olhar para trás"
Palavras-chave em inglês
Hybridity
Mozambique
Nelson Saúte
Orpheus
Roberto Chichorro
Resumo em inglês
This paper aims to analyze, from the perspective of Comparative Studies, the work O homem que não podia olhar para trás from the Mozambican writer Nelson Saúte, pointing out the hybrid of the text, performed by several dialogues that are closely connected among brands of oral tradition and stylistic and aesthetic aspects of the narrative, in constant relation to Roberto Chichorro's paintings. This combination of languages, bringing up reminiscences left by the myth of Orpheus, refers to important aspects of the history of Mozambique.
 
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Data de Publicação
2016-01-12
 
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