• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-09062015-121600
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Regina Kuka Mutarelli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Mendes, Maria dos Prazeres Santos (Presidente)
Cunha, Maria Zilda da
Gregorin Filho, Jose Nicolau
Lenza, Bernadete
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado
Título en portugués
O querer, o sentir e o pensar de Rudolf Steiner na literatura para crianças e jovens: os atos da vontade
Palabras clave en portugués
Experiência Estética
Leitura
Literatura infantil
Os atos da vontade
Recepção da leitura
Rudolf Steiner
Sentir e pensar
Resumen en portugués
Rudolf Steiner (1861-1925) foi um filósofo, jornalista e educador. Atualmente seu nome está associado ao movimento Camphill de educação curativa, sua arquitetura, vários estudos sobre religião, à agricultura biodinâmica, à medicina antroposófica e à pedagogia Waldorf. O objetivo principal desta pesquisa é investigar a contribuição e validade das concepções sobre o querer, o sentir e o pensar de Rudolf Steiner para os estudos literários. Espera-se contribuir para a ressignificação do papel da literatura como força impulsora na mediação entre o sentimento e a razão para o desenvolvimento e constituição do pensar conceitual e formação do ser harmônico e integral. Esta tese contém uma introdução e seis capítulos. O capítulo 1 dá uma ideia geral do contexto de Rudolf Steiner e trata de sua formação, carreira, interesses profissionais, bem como sobre algumas possíveis influências sobre seu pensamento. O capítulo 2 apresenta as concepções do homem, do querer, do sentir e do pensar que aparecem na obra Filosofia da Liberdade e suas relações com outros estudos do autor. Discute também a importância da arte e das narrativas para a formação do ser humano integral, harmônico e espiritualmente livre. O capítulo 3 compara as ideias de Steiner acerca do pensar, da criança, das narrativas com as concepções de Edgar Morin e Walter Benjamin. Também apresenta indicações de narrativas propostas por seguidores de Steiner. O capítulo 4 apresenta a metodologia e as obras utilizadas na experiência estética de recepção de leitura desenvolvida com ex-alunos formados pela pedagogia Waldorf e ex-alunos formados por outras pedagogias. O capítulo 5 discute os resultados da pesquisa. O capítulo 6 apresenta algumas considerações finais sobre o assunto.
Título en inglés
Rudolf Steiners willing,feeling and thinking in the literature for childrenand youngsters: the acts of will
Palabras clave en inglés
Acts of will
Aesthetic experience
Children literature
Feeling and thinking
Reading
Reading reception
Rudolf Steiner
Resumen en inglés
Rudolf Steiner (1861-1925) was a philosopher, journalist and educator. Nowadays his name is usually associated with the Camphill moviment of curative education, architecture, biodynamical agriculture, the anthroposophical medicine, several studies on religion and the Waldorf education. The aim of this research is to examine the contribution and validity of Rudolf Steiners concepts of willing, feeling and thinking that may be seen in literary studies. This work is expected to render some contrtibution to resignifying the role of literature as a thrust in mediating feelings and reason in order to develop and constitute conceptual thinking as well as in forming a harmonious and wholesome being. This thesis contains an introduction and six chapters. Chapter 1 provides a general overlook of Steiners context and deals with his background, career, professional interests as well as some of the possible influences he received. Chapter 2 studies Steiners concepts of man, willing, feeling and thinking presented in his work The Philosophy of Freedom as well as in other works by Steiner. It also discusses the importance of Art and the importance of narrative to form a wholesome and harmonious being who is also spiritually free. Chapter 3 compares Steiner's ideas about thinking, about the child and about the narratives that follow conceptions by Edgar Morin and Walter Benjamin. It also presents indications of narrative proposed by Steiners followers. Chapter 4 presents the methodology and the works used in the aesthetic experience of reading reception, which was developed with alumni graduated in Waldorf and alumni graduated in other pedagogies. Chapter 5 discusses the results of the research. Chapter 6 presents some final thoughts on the subject.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-06-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.