• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-04022010-142752
Documento
Autor
Nombre completo
Jose Augusto de Abreu Nascimento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Gregorin Filho, Jose Nicolau (Presidente)
Lugarinho, Mário César
Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos
Título en portugués
Literatura infantil e cultura hipermidiática: relações sócio-históricas entre suportes textuais, leitura e literatura
Palabras clave en portugués
Hipermídia
Literatura infantil/juvenil
Práxis de leitura
Resumen en portugués
Utilizando como quadro teórico-metodológico os Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, a presente pesquisa estuda a relação entre literatura e sociedade no que concerne à influência das novas mídias (hipermídia) na literatura infantil/juvenil no Brasil. A relação entre práticas textuais, suportes para os textos e práticas de leitura é evidente ao longo da história. Com o advento da computação e da internet, surgem novos suportes com características que têm modificado as práticas textuais e de leitura. Três traços definem a linguagem hipermidiática contemporânea: diálogo intercódigos, hipertextualidade e interatividade. O corpus literário utilizado apresenta uma série de obras com características dessa linguagem, em especial: A interminável Chapeuzinho (Angela Lago), o ciberpoema Chá (Sérgio Capparelli), Princesas esquecidas ou desconhecidas... (Philippe Lechermeier) e Todos contra D@nte (Luís Dill).
Título en inglés
Childrens literature and hypermedia culture: historical and sociological connections between text supports, reading and literature
Palabras clave en inglés
Childrens literature
Hypermedia
Praxis of reading
Resumen en inglés
Based on the theoretic-methodological panel of the Comparative Literature in Portuguese, this work studies the relation between literature and society and how Brazilian childrens literature has being influenced by new media (hypermedia). The similarity between text support and practices of reading and writing is very clear through History. The computer and Internet are responsible for the emergence of new book supports that changed the practice of reading and writing. Nowadays hypermedia has three major characteristics: dialogue between different codes, hypertextuality and interactivity. The books used to confirm this work are: A interminável Chapeuzinho (Angela Lago), the cyberpoem Chá (Sérgio Capparelli), Princesas esquecidas ou desconhecidas... (Philippe Lechermeier) and Todos contra D@nte (Luís Dill).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-02-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.