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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-02082010-192223
Documento
Autor
Nome completo
Mara Regina Paulino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Marquezini, Fabiana Buitor Carelli (Presidente)
Ferreira, Ligia Fonseca
Garmes, Helder
Título em português
A estética do ser/estar no 'entre lugares'. Imagens do negro, do mestiço, do mulato e do branco em Primeiras trovas burlescas de Getulino, de Luiz Gama
Palavras-chave em português
Literatura afrobrasileira
Literatura brasileira
Literatura e sociedade
Luiz Gama.
Poesia e história
Poesia e sátira
Resumo em português
O romantismo literário brasileiro conseguiu fabricar um modelo de índio civilizado despido de suas características reais, mas quase nada falou sobre as populações africanas, houve um longo silêncio sobre as etnias negras que povoavam o Brasil" (ORTIZ, 2003: 19). Por isso, optamos por estudar analiticamente a obra Primeiras trovas burlescas de Getulino, do ex-escravo, escritor, abolicionista, jornalista e advogado Luiz Gama, levando em conta como o eu-lírico qualifica o negro, o mestiço, o mulato e o branco por meio de características ou de ações, e quais são os valores a atribuídos a esses grupos étnicos. Análise que nos lembra a importância da relação entre a mensagem e a imagem que se produz literariamente, já as qualificações (atributos e valores) apresentadas vêm ligadas à uma série de fatores dotados de significados próprio originando uma valorização humanitária peculiar, que leva em conta certas pretensões que podem ser sociais e históricas e desvelam acontecimentos e motivações que vão ao encontro de concepções que geram o que cita David Haberly: "The multiracial character of Brazilian literary history, however, goes far beyond genetics. As we shall see, much of Brazil's literature has been preoccupied with an anguished search for a viable racial identity - a search that has been both personal and national in scope." (HABERLY, 1983: 2)
Título em inglês
A estética do ser/estar no "entre lugares" imagens do negro, do mestiço, do mulato e do branco em primeiras trovas burlescas de getulino, de Luiz Gama.
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
Literature Afro-Brazilian
Literature and society
Luiz Gama
Poetry and satire
Poetry and history
Resumo em inglês
Literary Romanticism Brazilian managed to make a model of civilized Indian stripped of their actual characteristics. On the other hand, said nothing about the African population, there was a long silence on the ethnic black that filled the Brazil "(Ortiz, 2003: 19), so we chose to study analytically the work Primeiras trovas burlescas de Getulino, of the former slave, writer abolitionist, journalist and lawyer Luiz Gama, taking into account how the I-lyric describes the black, mestizo and mulatto through features or activities, and what are the values assigned to them. Analysis reminds us of the importance of the relationship between the message and the image is produced literally, as the skills (attributes and values) presented are linked to a number of factors endowed with meaning itself leading to a recovery humanitarian peculiar, which takes into account certain claims which may be social, historical and uncover the events and motivations that are in harmony with concepts that generate citing David Haberly: "The multiracial character of Brazilian literary history, however, goes far beyond genetics. As we shall see, much of Brazil's literature has been preoccupied with an anguished search for a viable racial identity - a search that has been both personal and national in scope. "(Haberly, 1983: 2)
 
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Data de Publicação
2010-08-02
 
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