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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-30072019-144904
Document
Auteur
Nom complet
Marcia Maria Oliveira Freitas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Francisco Junior, Mario Ramos (Président)
Gomide, Bruno Barretto
Marques, Priscila Nascimento
Natali, Marcos Piason
Titre en portugais
A mulher do subsolo em Niétotchka Niezvânova de F. M. Dostoiévski
Mots-clés en portugais
Marginalização
Representação da mulher
Subsolo
Resumé en portugais
Em 1849, Dostoiévski publica Niétotchka Niezvânova. No centro da narrativa temos uma mulher cujos fatos de sua vida (na infância) são trazidos à tona pelo seu próprio ponto de vista. Suas memórias, dadas as ambiguidades presentes, vão ao encontro de Memórias do Subsolo, publicada em 1864. Memórias, apesar de ser uma obra posterior de Dostoiévski em relação à Niétotchka Niezvânova, faz-nos pensar em muitos procedimentos literários e temas desenvolvidos que já fermentavam antes, de algum modo e com certas particularidades, nesta obra que será analisada aqui. Haverá um esforço em demonstrar como Niétotchka (uma mulher) fala do seu subsolo e como aquilo que é narrado em primeira pessoa, da maneira como é exposto a nós leitores, diz-nos muito sobre o verdadeiro caráter desta personagem feminina. O que nos leva, inevitavelmente, a uma questão fundamental na elaboração da personagem: a marginalização do ser humano, em seus diversos aspectos, que pretendemos discorrer ao longo da pesquisa apresentada aqui.
Titre en anglais
The Woman from the Underground in Netochka Niezvanova by F. M. Dostoyevsky
Mots-clés en anglais
Marginalisation
Underground
Women's representation
Resumé en anglais
In 1849, Dostoevsky publishes Netochka Nezvanova, which has the plot focused ona woman that has thefacts of her life (in childhood) brought outthrough her own point of view. Her memories, given the held ambiguities, go against Notes from Underground, which was published in 1864. Although it came out later than Netochka Nezvanova, Notes makes us recall many literary methods and handled themes which, in some extent, were latent in the book analysed here. It will be sought to demonstrate how Netochka (a woman) speaks out from her underground and howher first-person narrative, as it is exposed to us readers, says a lot about the true nature of this female character. It leads us, inevitably, to a fundamental pointin the creation of such a character: the many facets of human marginalisation, which we intend to discourse along this research.
 
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Date de Publication
2019-07-30
 
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