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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2017.tde-13042017-101527
Documento
Autor
Nome completo
Ludmila Menezes Zwick
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Bernardini, Aurora Fornoni (Presidente)
Gomide, Bruno Barretto
Malachias, Maria Elena Infante
Polli, Noé Silva de Oliveira Queiroz Policarpo
Zanetic, Joao
Título em português
Iconopoiesis: uma leitura da arte russa com base na convergência poética da mensagem
Palavras-chave em português
Arte russa
Funções da linguagem
Leis da estética
Narrativa pictórica
Resumo em português
Esforçamo-nos por realizar uma leitura com ferramentas multidisciplinares na busca por transcender o reducionismo e os excessos de formalidades e de subjetivismo na abordagem do objeto arte, aproximando esta da ciência. Como objeto de estudo, selecionamos uma pequena parte da arte russa com o objetivo primordial de lê-la como uma narrativa pictórica. A partir disso, tratamos a pintura artes plásticas como uma narrativa que, por ser uma linguagem, porta as seis funções. A elaboração da narrativa pictórica, ao reunir inspiração, intuição e dedução, observações perceptivas racionais e emocionais, além de promover um predomínio da função poética, se vale da aplicação de leis estéticas comuns às artes plásticas não apenas da Rússia, mas à arte produzida em qualquer país. As seis funções da linguagem de Roman Jakobson e as nove leis da estética de Vilayanur S. Ramachandran são conjuntamente as chaves da nossa leitura. Na medida em que se baseia em leis universais da estética e da arte assim chamadas porque remetem à habilidade presente em todos os cérebros humanos que se desenvolvem normalmente , tal leitura, sem destituir o papel da cultura ou da individualidade do artista, centra-se não na diferença entre os vários estilos artísticos, mas em princípios que transcendem as barreiras culturais. Por essa razão, ao considerar a existência dos universais artísticos da neuroestética, consideramos também a ocorrência da convergência poética como uma afinidade artística entre os agentes expressivos que possuem elementos similares em sua realidade circundante para expressar sua mensagem.
Título em inglês
Iconopoiesis: a reading of Russian art based on the poetic convergence of the message
Palavras-chave em inglês
Language functions
Laws of aesthetics
Pictorial narrative
Russian art
Resumo em inglês
We endeavoured to carry out a reading with multidisciplinary tools in the quest to transcend reductionism and the excesses of formalities and subjectivism in the art object approach, bringing art near to science. As object of study we select a small part of Russian art with the primordial objective of reading it as a pictorial narrative. From this, we treat painting plastic arts as a narrative that, because it is a language, bears the six functions. The elaboration of the pictorial narrative by gathering inspiration, intuition and deduction, rational and emotional perceptual observations, besides promoting a predominance of the poetic function, uses the application of aesthetic laws common to the plastic arts, not only of Russia, but to the art produced in any country. Roman Jakobsons six functions of language and Vilayanur S. Ramachandrans nine laws of aesthetics are together the keys of our reading. Insofar as it is based on universal laws of aesthetics and art so called because they refer to the ability present in all human brains that normally develop such a reading, without depriving the role of culture or the individuality of the artist, focuses not on the difference between the various artistic styles but on principles that transcend cultural barriers. For this reason, when considering the existence of the artistic universals of Neuroaesthetics, we also consider the occurrence of poetic convergence as an artistic affinity between expressive agents who possess similar elements in their surrounding reality to express their message.
 
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Data de Publicação
2017-04-13
 
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