• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Manu Marcus Hubner
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Chwarts, Suzana (Presidente)
Araújo, Reginaldo Gomes de
Pinto Neto, Samuel
Título em português
A rota do êxodo
Palavras-chave em português
Bíblia hebraica
Deserto
Êxodo
Israel
Sinai
Resumo em português
O período de quarenta anos em que os Filhos de Israel saíram do Egito e entraram na terra de Canaã foi um período de grandes milagres e maravilhas. Toda a sobrevivência foi milagrosa, distante das cidades, em lugares que dificultam a sobrevivência do homem, como desertos áridos e inóspitos. A escolha da rota para esta jornada não foi aleatória. Esta escolha parece estar apoiada em fatores geográficos, ambientais, estratégicos e de segurança. Os quarenta e dois acampamentos, ou estações, não parecem objetivos em si, mas meros estágios intermediários da grande jornada à terra de Canaã. Apesar disto, cada um destes lugares tem uma história e um significado, e aparenta ser parte integrante de um plano Divino. Todo o período de jornadas pelo deserto, então, configura-se como uma provação necessária para a geração que as vivenciou, uma vez que um grupo de escravos tornou-se uma nação, com unidade nacional, leis e um sentido de existência. Esta é a história do nascimento de um povo. O ponto alto desta jornada, a ser destacado, é o recebimento da Torá no Monte Sinai, que marcou de forma única e definitiva a existência e a história de Israel.
Título em inglês
The route of exodus
Palavras-chave em inglês
Exodus
Hebrew Bible
Israel
Sinai
Wilderness
Resumo em inglês
The forty-year period in which the children of Israel left Egypt and entered the land of Canaan was a period of miracles and wonders. Being far from the cities, in places where human survival was extremely difficult and challenging, such as in dry and inhospitable deserts, survival was a miracle. The choice of the route for this journey was anything but random. It appears to be contingent upon geographic, environmental, strategic and security factors. The forty two stops or stations dont seem to be the final destinations in themselves, but rather mere intermediate stages of the long journey to the land of Canaan. In despite of this, each one of these locations has a history and a meaning and seems to be a part of a Divine plan. Thus, the whole period of the wanderings through the desert seems to be a necessary test for that generation. It transformed a group of slaves into a nation, with a national unity, laws and a sense of existence. It is the history of the birth of a nation. The climax of this journey is the reception of the Torah in the Mount Sinai, which marked in a unique and final way the history of Israel.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-02-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.