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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-28042010-124733
Document
Auteur
Nom complet
Fabio Leonardo de Riggi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Zular, Roberto (Président)
Marques, Ivan Francisco
Pécora, Antonio Alcir Bernárdez
Titre en portugais
Ideograma do caos: poesia e experiência de Mário Faustino entre 1956 e 1959
Mots-clés en portugais
Crítica literária
Ideograma
Literatura comparada
Mário Faustino
Poesia-Experiência
Resumé en portugais
Esta dissertação tem por objetivo abordar dois recortes da obra de Mário Faustino. O primeiro deles abrange os anos 1956-1959, conhecidos como sua fase experimental. Esse período tem por vetor uma tensão centralizada no principal instrumento da poesia, o verso. O segundo recorte se volta para a análise da crítica literária realizada durante esses anos, concentrada nas páginas de Poesia-Experiência, publicadas no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil. Os poemas anteriores a 1956, a partir dos quais se esboça uma crise entre o objeto e sua representação, são o assunto do primeiro capítulo. Em seguida, nos capítulos 2 e 3, veremos como o verso, posto em xeque, sustenta para utilizarmos termos do jornalismo o texto e a arte de Poesia-Experiência. Por fim, retornamos aos poemas de Mário, mais especificamente aos escritos entre 1956 e 1959, retomando a discussão sobre o poema e sua representação simbólica, a fim de buscar algumas características fundamentais da crítica e da poesia de Mário Faustino nessa fase de saturação do verso e aproximações com o concretismo.
Titre en anglais
Ideogram of chaos: Mário Faustino's poetry and experience between 1956 and 1959
Mots-clés en anglais
Comparative literature
Ideogram
Literary criticism
Mário Faustino
Poesia-Experiência
Resumé en anglais
This dissertation aims at discussing two selections of Mário Faustinos work. The first of them comprehends the years from 1956-1959, regarded as his experimental phase. This period has as vector a tension centralized in the main instrument of poetry, the verse. The second is devoted to the analysis of the literary criticism produced during these years, concentrated in the pages of Poesia-Experiência, published in the Suplemento Dominical do Jornal do Brasil. The poems before 1956, from which a crisis between the object and its representation is outlined, are the subject of the first chapter. After that, in chapters 2 and 3, we will see as the verse, put in check, sustains to use a jargon of journalism the text and the art of Poesia- Experiência. In the end, we come back to Mários poems, more specifically to those written from 1956-1959, returning to the discussion about the poem and its symbolic representation, in order to seek some fundamental characteristics of Mário Faustinos poetry and criticism in this phase of verse saturation and approximations with concretism.
 
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Date de Publication
2010-04-28
 
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