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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-26102017-153622
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Vinicius Ferrari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Bischof, Betina (Presidente)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Andrade, Homero Freitas de
Urso, Graziela Schneider
Título em português
Isaac Bábel: escrevendo a revolução em linhas tortas
Palavras-chave em português
Isaac Bábel
Literatura Russa
Literatura Soviética
Modernismo
Romance
Resumo em português
Este ensaio tem como objetivo apresentar uma leitura do livro O exército de cavalaria, do escritor Isaac Bábel (1894-1940). A leitura empreendida buscou investigar as relações dialéticas entre o texto ficcional e a História, uma vez que as narrativas de Bábel abordam a Campanha Russo-Polonesa, ocorrida entre 1920 e 1921. Ao mesmo tempo, as formas particulares de representação do heroico e do épico, que permitem compreender O exército de cavalaria como uma espécie de epopeia falhada, conduziram a uma reflexão a respeito do realismo babeliano e da possibilidade de caracterizar o seu livro como um romance. Nele, fragmentação, a organização não linear e episódica dos conflitos, a recusa à ordem cronológica e a variedade de narradores e vozes do texto parecem, todos, encenar a dificuldade de a forma romanesca tradicional incorporar esteticamente uma matéria contraditória e convulsa.
Título em inglês
Issac Babel: writing the revolution on tortuous lines
Palavras-chave em inglês
Isaac Babel
Modernism
Novel
Russian Literature
Sovietic Literature
Resumo em inglês
This essay aims to present a reading of the book Red Calvary, from Isaac Babel (1893 - 1940). The perusal undertaken sought to investigate the dialetic relations between History and fictional texts, once the Bábel's narratives approach the Russian-Polish Civil War, which occurred between 1920 and 1921. At the same time, the particular forms of representation of the heroic and of the epic allowed to understand Red Calvary as a kind of failed epic and conducted to a reflection about babelian realism and the possibility of characterizing his book as a novel. On the book, fragmentation, non-linear and episodic organization of conflicts, the refusal to chronological order and the variety of narrators and voices of the text seem to stage the difficulty of the romanesque traditional form to aesthethically incorporate the experience of the war and of the contradicting and convulse matter. Keywords: Isaac Babel; Modernism; Novel; Russian Literature; Sovietic Literature.
 
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Data de Publicação
2017-10-26
 
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