• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-26052015-120746
Documento
Autor
Nombre completo
Nathália Grossio de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Andrade, Fabio Rigatto de Souza (Presidente)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Souza, Ana Helena Barbosa Bezerra de
Título en portugués
A experiência trágica do "eu" n'O inominável, de Samuel Beckett: da relação entre morte, não-saber e a necessidade de continuar
Palabras clave en portugués
O inominável
Romance moderno
Samuel Beckett
Teoria e crítica da narrativa
Trágico
Resumen en portugués
Partindo do exame dos pressupostos do realismo formal no romance, a dissertação pretende demonstrar como a desconfiança do narrador beckettiano quanto aos fundamentos que sustentam a voz em primeira pessoa e a estrutura ficcional do romance, observada desde Molloy e Malone Morre, dá lugar ao exame dos fundamentos relacionados à constituição da própria noção de subjetividade e desdobra-se em reflexões de natureza linguística em O inominável. Momento em que a hipótese de que é na linguagem e pela linguagem que o homem se constitui como sujeito, formulada pelo linguista Émile Benveniste, será desenvolvida considerando a dimensão trágica da experiência do eu. Com efeito, parte da tarefa da desta dissertação consiste em demonstrar a pertinência do trágico em O inominável, com o propósito de aprofundar a discussão teórica sobre a narrativa do século XX.
Título en inglés
The tragic experience of the "I" in The Unnamable, by Samuel Beckett: death, not knowing and the need of going on
Palabras clave en inglés
Modern romance
Samuel Beckett
The Unnamable
Theory and criticism of the narrative
Tragic
Resumen en inglés
From an examination of the formal assumptions realism in the novel, the dissertation aims to demonstrate how distrust of Becketts narrator at the grounds that support the voice in first person and the fictional structure of the novel, observed since Molloy and Malone Dies, giving rise to the investigation of the grounds related to the constitution of the notion of subjectivity and unfolds in linguistic nature reflections in The Unnamable. Moment when the hypothesis that it is in the language and by the language that humans is constituted as subject, formulated by the linguist Émile Benveniste, will be developed based on the tragic dimension of the experience of "I". Indeed, part of the task of this dissertation is to demonstrate the relevance of the tragic dimension in The Unnamable, in order to deepen the theoretical discussion of the twentieth centurys narrative.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-05-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.