• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-23062017-134505
Documento
Autor
Nome completo
Mario Augusto Pedrozo Sagayama
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Fabio Rigatto de Souza (Presidente)
Pinheiro, Tiago Guilherme
Zular, Roberto
Título em português
Ele fala de si como de um outro: Samuel Beckett e o objeto voz
Palavras-chave em português
Jacques Lacan
Prosa
Samuel Beckett
Teatro
Voz
Resumo em português
Esta dissertação propôs-se a ler Companhia (1980), de Samuel Beckett. Primeiro volume de Nohow on, sua última trilogia, o romance traz ao primeiro plano uma das invenções formais mais instigantes da obra do autor: a voz. Para tanto, foi abordada segundo a teoria da voz de Jacques Lacan, em sua relação com a linguagem e, igualmente, enquanto objeto da pulsão invocante. A partir da psicanálise lacaniana, a voz foi posta em relação com outros aspectos fundamentais da obra de Beckett, tais como o corpo, o luto e o espaço, o que possibilitou aproximações tanto da prosa quanto do teatro do autor.
Título em inglês
He speaks of himself as of another: Samuel Beckett voice object
Palavras-chave em inglês
Jacques Lacan
Prose
Samuel Beckett
Theatre
Voice
Resumo em inglês
Reading Company (1980) was the aim of this paper. The first volume of Samuel Beckett´s Nohow on, his last trilogy, the novel brings up to the foreground one of the most thought-provoking formal features of Beckett´s work: the voice. In this reading, voice was approached according to Jacques Lacan voice theory, in what concerns language and, also, as an object of invocatory drive. Departing from Lacanian psychoanalysis, voice was crossed with other fundamental aspects to Beckett´s work, such as the body, grief and space, which allowed to come closer to both his prose and his drama.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-06-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.