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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-22052012-125507
Documento
Autor
Nome completo
Leandro Pasini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Jorge Mattos Brito de (Presidente)
Fragelli, Pedro Coelho
Pasta Junior, Jose Antonio
Sanseverino, Antonio Marcos Vieira
Simon, Iumna Maria
Título em português
A apreensão do desconcerto: subjetividade e nação na poesia de Mário de Andrade
Palavras-chave em português
Formação
Mário de Andrade
Modernismo
Poesia brasileira
Subjetividade Lírica
Resumo em português
A obra poética de Mário de Andrade, compreendida em seu conjunto, apresenta duas referências constantes, verdadeiras obsessões do poeta: o Brasil e a própria subjetividade. Esta tese busca interpretar como essas duas obsessões se entrelaçam, ou seja, como a subjetividade lírica de Mário de Andrade busca constantemente expressar-se com traços da nacionalidade, levando em conta que toda a sua poesia se desenvolve na busca de resolver esteticamente e mesmo extraesteticamente essa questão. Tendo em vista que os descompassos dessa relação entre eu e Brasil perpassam todas as fases de sua poesia, com diferentes configurações, a relação entre o Brasil e a subjetividade lírica é uma chave para a abordagem de diversos temas de sua obra poética, como o amor, a religiosidade, o popular, o engajamento, entre outros. Isso também exige uma reavaliação da posição e do significado da lírica de Mário de Andrade no Movimento Modernista brasileiro e no contexto do Modernismo internacional.
Título em inglês
The Seizure of bewilderment: subjectivity and nation un Mário de Andrade's poetry
Palavras-chave em inglês
Bildung
Brazilian Poetry
Lyrical Subjectivity
Mario de Andrade
Modernism
Resumo em inglês
The poetical works of Mario de Andrade, approached as a whole, present two constant signs, true obsessions of the poet: Brazil and his own subjectivity. This work searches to explain the way these two obsessions intertwine themselves, that is to say, the way the lyrical subjectivity of Mario de Andrade constantly tries to be expressed by features of nationality, taking into account that all his poetry develops by striving aesthetically and even extraesthetically to solve this problem. To bear in mind that the disparities in the relation between the I and Brazil cover all the stages of his poetry, with different configurations, therefore this relation is a key to comprehend many of the themes of his poetry, like love, religiousness, the popular culture, the engagement, among others. This view also claims a new evaluation of the place and the meaning of Mario de Andrades lyrical poetry within the Brazilian Modernist Movement and in the context of the international Modernism.
 
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Data de Publicação
2012-05-22
 
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