• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-18042016-100827
Document
Auteur
Nom complet
Priscila Casagrande Salomao
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Almeida, Jorge Mattos Brito de (Président)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro
Titre en portugais
Expressionismo: a estética do feio em Murnau e Trakl
Mots-clés en portugais
Estética do feio
Expressionismo
Friedrich Murnau
Georg Trakl
Metáfora
Montagem
Resumé en portugais
Esta dissertação de mestrado, na área de literatura comparada, tem como objetivo estabelecer um paralelo crítico entre as diversas formas de utilização, na literatura e no cinema, da metáfora literária e da montagem cinematográfica como meios de expressão de temas e formas relacionados à estética do feio, desenvolvida pelo Expressionismo alemão. O trabalho de análise envolveu a análise e comparação entre a lírica expressionista de Georg Trakl (1887-1914) e a narrativa cinematográfica de Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), especificamente no filme Nosferatu. Pretendemos mostrar como a justaposição dos elementos constituintes das metáforas de Trakl, num processo de construção de significação, se assemelha à técnica cinematográfica de corte e montagem postulada pelo cineasta russo Serguei Eisenstein (1898-1948), elaborada também no cinema do Expressionismo alemão. A estética do feio tornou-se um tema privilegiado, pois tanto a metáfora como a montagem expressionistas constituíram, no contexto do modernismo europeu, veículos impactantes da ideia de choque, buscando ao mesmo tempo aterrorizar e fascinar o público, recuperando assim em chave dialética alguns elementos da estética clássica aristotélica.
Titre en anglais
Expressionism: aesthetic of the ugly in Murnau and Trakl
Mots-clés en anglais
Aesthetic of the ugly
Expressionism
Film editing
Friedrich Murnau
Georg Trakl
Metaphor
Resumé en anglais
This study aims to establish a critical comparison between various forms of use, in literature and film, of literary metaphor and film editing as a means of expression of themes and forms related to the "aesthetic of the ugly", developed by German Expressionism. The work involves the analysis of and comparison between the expressionist lyric of Georg Trakl (1887-1914) and the filmic narrative of Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), specifically in "Nosferatu". We intend to show how the juxtaposition of the elements of Trakl's metaphors, a meaning construction process, resembles the cinematic technique of cutting and assembly postulated by Russian filmmaker Sergei Eisenstein (1898-1948), also adopted in German Expressionist cinema. The aesthetic of the ugly has become a main theme because both expressionist metaphor and film editing constituted striking vehicles of the "shock" idea in the context of European modernism, seeking to terrify and fascinate the public, thus reprievingdialectically some elements of the Aristotelian classical aesthetic.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-04-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.