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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-11042016-111504
Document
Auteur
Nom complet
Gabriel Queiroz Guimarães Hernandes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Martins, Eduardo Vieira (Président)
Marques, Wilton José
Vidal, Ariovaldo José
Titre en portugais
O lampiro noturno, entre céu e charco: um estudo do espaço em Lucíola
Mots-clés en portugais
Ambiente
Espaço
José de Alencar
Lucíola
Personagem
Resumé en portugais
A presente dissertação trabalha a relação textual que se estabelece entre as descrições de cenários e Lúcia, protagonista do romance Lucíola, de José de Alencar. A hipótese é de que a relação não só existe, mas se articula com um todo que envolve o narrador, a personagem descrita e os espaços público e privado. Além disso, como essas articulações revelam uma série de questões presentes no tempo histórico de Alencar, como a emergência da modernidade em conflito com preceitos tradicionais. A partir da leitura atenta de alguns espaços do romance (a festa da Glória, primeiros encontros na casa da cortesã, a chácara de Sá, os espaços públicos do Rio de Janeiro e a casa de campo da cortesã) procuramos entender o desenvolvimento da personagem Lúcia e os motivos que levaram à sua mudança para o campo nos capítulos finais.
Titre en anglais
The nocturnal firefly, between heaven and puddle: a study of space in the novel Lucíola.
Mots-clés en anglais
Character
José de Alencar
Lucíola
Romanticism
Space
Resumé en anglais
The dissertation presented here works with the textual relation that is established between the descriptions of the scenery and Lúcia, the main character in the novel Lucíola, by José de Alencar. The hypothesis is that the connection not only exists, but also links a whole that involves the narrator, the depicted character and public and private spaces. Besides, these links reveal a wide variety of topics displayed in the historical time that lived Alencar, as the eagerness to reach modernity battling against the traditional precept. Reading attentively some of the novel's ambiances (Gloria's festivity, the first meetings at the courtesan's house, the country house of Sá, the open spaces in Rio de Janeiro and the courtesan's house in the field) we try to understand the development of Lucia's character and the motives behind her decision to move to the countryside in the final chapters.
 
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Date de Publication
2016-04-11
 
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