• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-10022014-102254
Documento
Autor
Nombre completo
Fabio Weintraub
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Simon, Iumna Maria (Presidente)
Bosi, Viviana
Camilo, Vagner
Pilati, Alexandre Simões
Wisnik, Guilherme Teixeira
Título en portugués
O tiro, o freio, o mendigo e o outdoor: representações do espaço urbano na poesia brasileira pós-1990
Palabras clave en portugués
Habitação
Poesia brasileira contemporânea
Pós-urbano
Realismo
Segurança
Transporte
Resumen en portugués
O presente trabalho constitui uma investigação sobre as estratégias de representação da cidade na poesia brasileira contemporânea, segundo quatro eixos temáticos: representações sobre violência, circulação, moradia e temporalidade no espaço urbano. Analisam-se poemas de oito autores Alberto Martins, Duda Machado, Eduardo Sterzi, Pádua Fernandes, Paulo Ferraz, Régis Bonvicino, Ronald Polito e Tarso de Melo em cuja obra os temas de cada eixo ocupam lugar de relevo. Do ponto de vista temporal, a maioria dos poemas pertence a livros escritos na última década e meia e representa uma guinada realista dentro da tendência de negação das referências concretas ao país e ao momento histórico, dominante nos anos 1980 e em boa parte da década seguinte. A escolha do marco pós-1990 levou também em conta circunstâncias de agravamento da crise habitacional, incremento da violência, colapso dos transportes e museificação urbana, cujo impacto sobre os poetas é avaliado mediante comparações não sistemáticas com momentos anteriores de nossa poesia (e, mais pontualmente, da canção brasileira) em que temas semelhantes recebem tratamento diverso. Tais comparações ensejam, ainda, uma reflexão sobre o vínculo da poesia contemporânea com seus antecedentes próximos (o legado modernista, o experimentalismo concretista e as contribuições da poesia marginal). Para a descrição das novas configurações de cidade e para a discussão do diálogo do contemporâneo com a poesia do século XX, aproveitam-se contribuições da arquitetura, do urbanismo, da antropologia e da sociologia urbanas, entre outras disciplinas.
Título en inglés
The shot, the brake, the beggar and the outdoor: representations of urban space in the Brazilian poetry of the post-90s
Palabras clave en inglés
Brazilian contemporary poetry
Housing
Post-urban
realism
Security
Transport
Resumen en inglés
The present work is a research into the strategies of representation of the city in contemporary Brazilian poetry, according to four themes: representations of violence, circulation, housing and temporality in the urban space. It analyzes eight authors Alberto Martins, Duda Machado, Eduardo Sterzi, Pádua Fernandes, Paulo Ferraz, Régis Bonvicino, Ronald Polito and Tarso de Melo in whose work these themes occupy a prominent place. From the temporal point of view, most of the poems belong to books written in the last fifteen years, and they represent a realistic shift within the trend of denial of concrete references to the country and to the historical moment, a trend that was dominant in the 1980s and much of the following decade. The choice of post-nineties also took into account the historical circumstances of aggravation of the housing crisis, the increased violence, the breakdown of transport and urban museification, whose impact on the poets is evaluated by non systematic comparisons with previous periods of our poetry (and, more occasionally, with the Brazilian song) in which similar themes are treated differently. Such comparisons also engender a reflection on the relation of contemporary poetry with its close background (the modernist legacy, the experimentalism of Concrete Poetry and contributions of Marginal Poetry). In order to describe the new settings of the city and to discuss the dialogue between the contemporaneous and the poetry of the twentieth century, this work benefited from contributions of architecture, urban planning, urban anthropology and sociology, among other disciplines.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-02-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.