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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-09012018-185349
Documento
Autor
Nome completo
George Augusto do Amaral
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Jorge Mattos Brito de (Presidente)
Cevasco, Maria Elisa Burgos Pereira da Silva
Pereira, Valéria Sabrina
Silva, Fábio Fernandes da
Título em português
Novo estranhamento e consciência política: gêneros literários em Perdido Street Station, de China Miéville
Palavras-chave em português
China Miéville
Crítica Materialista
Distopia
Literatura Fantástica
New Weird
Resumo em português
O objetivo desta dissertação é a interpretação do romance Perdido Street Station (2000), de China Miéville, sob a perspectiva da teoria literária e da crítica materialista. Considerada inovadora por retratar contradições sociais, políticas e econômicas da realidade pela via do fantástico e, ao mesmo tempo, mesclar convenções e temas derivados de Ficção Científica, Fantasia e Horror, a obra tornou-se a referência principal para o surgimento de um novo subgênero literário, o New Weird. Com o intuito de aprofundar essa definição e compreender os mecanismos e estruturas formais presentes no romance, abordamos em detalhe as discussões de autores e críticos a respeito do New Weird. A partir desse levantamento, foi possível identificar as estratégias de articulação entre os gêneros da literatura fantástica presentes no romance e verificar que ele também apresenta proximidade em relação às estruturas do Romance de Formação Bildungsroman e do romance de Distopia Crítica. Argumentamos que é principalmente por meio dos recursos desses dois gêneros que se desenvolve no romance o conteúdo de crítica social e reflexão acerca da realidade material, discutindo temas como alienação, fragmentação e mecanização do indivíduo sob a vigência do modo de produção capitalista; fetichismo da mercadoria e consumismo; políticas de identidade raciais e étnicas; assim como cultura e hibridismo na pós-modernidade. Concluímos que o romance efetivamente inova na maneira com que articula os gêneros e propicia a reflexão a respeito da realidade contemporânea, utilizando as diversas categorias de estranhamento propiciadas pela literatura fantástica.
Título em inglês
New weird and political consciousness: literary genres in China Miévilles Perdido Street Station
Palavras-chave em inglês
China Miéville
Dystopia
Fantastic Literature
Materialist Criticism
New Weird
Resumo em inglês
The purpose of the present dissertation is to make a reading of China Miévilles novel Perdido Street Station (2000), from the perspective of literary theory and materialist criticism. Considered a pioneer in the way it uses the fantastic to portray the social, political and economic contradictions of reality and at the same time mixing conventions and themes derived from Science Fiction, Fantasy and Horror, the novel turned out to be the main reference for the emergence of a new literary subgenre, the New Weird. In order to make a profound study of this definition and understand the formal devices and structures present in the novel, we approached in detail the discussions of authors and critics regarding the New Weird. Based on that it was possible to identify the strategies for the articulation of the genres of fantastic literature present in the novel and to verify that it has close affiliation with the structure of the Formation Novel - Bildungsroman - and also to the Critical Dystopia novel. We argued that it is mainly based on the resources provided by these two genres that the novel develops the content of social criticism and meditation on material reality, discussing subjects such as alienation, fragmentation and mechanization of the individual under the scope of the capitalist mode of production; commodity fetishism and consumerism; racial and ethnic identity politics; as well as culture and hybridism in postmodernity. We concluded that the novel effectively innovates both in the way it articulates the genres and how it enables meditations on contemporary reality, making use of the different categories of estrangement provided by the fantastic literature.
 
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Data de Publicação
2018-01-10
 
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