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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-08012013-122559
Documento
Autor
Nome completo
Eziel Belaparte Percino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Pontieri, Regina Lucia (Presidente)
Almeida, Júlia Maria Costa de
Natali, Marcos Piason
Título em português
Murilo Rubião: a bárbara porcelana
Palavras-chave em português
Figural
Imagem pura
Murilo Rubião
Não-senso
Resumo em português
Murilo Rubião é visto como um caso raro na literatura brasileira: poucos autores produziram como ele uma ficção tão decididamente marcada por situações insólitas, eventos estranhos, cenas inusitadas. Não à toa, sua literatura é estudada a partir de discussões em torno do chamado fantástico contemporâneo (ou neofantástico, ou realismo fantástico, ou realismo mágico, ou realismo maravilhoso). Por agora, no entanto, a questão é outra: alguns engenhos em Rubião potencializam um horizonte de pensamento que promove reflexões sobre a noção de não-senso (não-significado). O não-senso é uma possibilidade, por assim dizer, transgenérica - ainda que por vezes possa ser decidido em melhores circunstâncias no que se convencionou chamar, genericamente, literatura nonsense, literatura do absurdo e mesmo literatura fantástica. A fim de fazer jus a este horizonte, esta dissertação cruza os contos, animada por uma lógica do acontecimento, buscada fora das tradições platônicas e aristotélicas, criando ao longo dos capítulos cenários e instâncias associativas que, por sua vez, solicitam algumas distinções: explicação laboratorial e experiência lógica, senso-significado e senso-sentido, imagem e imagem pura, ser e extra-ser. A discussão aqui travada visa contribuir para a prática de uma experiência na literatura de Rubião.
Título em inglês
Murilo Rubião: the barbaric porcelain
Palavras-chave em inglês
Figural
Murilo Rubião
Nonsense
Pure image
Resumo em inglês
Murilo Rubião is seen as a rare case in Brazilian literature: few authors have produced a fiction so strongly marked by unusual situations, strange events, and unusual scenes. Not for nothing, his literature is studied starting by discussions on the so-called contemporary fantastic (or neo-fantastic, or fantastic realism, or magic realism, or marvelous realism). For now, however, the question is another one: some of Rubiãos pyrotechnics empower a horizon of thought that promotes reflections on the notion of nonsense (non-meaning). The nonsense is, so to speak, a transgender possibility - though sometimes it can be determined, in the best circumstances, in what is generically called nonsense literature, literature of the absurd, and even fantastic literature. In order to make justice to this horizon, this dissertation travels the tales, it animated by a logic of the event, outside of the Platonic and Aristotelian traditions, creating, throughout the chapters, sceneries and associative instances which, in turn, ask for some distinctions: laboratorial explanation and logic experience, sense-meaning and sense-sense, image and pure image, being and extra-being. The discussion promoted here aims to contribute to the practice of an experience in the literature of Rubião.
 
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Data de Publicação
2013-01-08
 
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