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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-07112012-120329
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cecilia Marks
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Mazzari, Marcus Vinicius (Presidente)
Bezerra, Paulo Azevedo
Passos, Cleusa Rios Pinheiro
Título em português
Fausto e a representação do diabo na literatura: um estudo comparativo da tradição fáustica em Guimarães Rosa, Thomas Mann e Fiódor Dostoiévski
Palavras-chave em português
Bakhtin
Guimarães Rosa
Modernidade
Pacto fáustico
Representação do demônio
Resumo em português
O objetivo deste estudo é analisar comparativamente o motivo fáustico e a representação do demônio nos romances Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski, e Doutor Fausto, de Thomas Mann. O conto A Igreja do Diabo, de Machado de Assis, também insere-se no estudo. A análise tem por base a tragédia Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe, origem de toda uma tradição que relaciona o demoníaco à insaciabilidade do homem moderno. Aspectos dos respectivos contextos históricos refletidos nas obras também são apontados, assim como diferenças e aproximações entre as experiências dos heróis no que tange ao bem e ao mal e às consequências do pacto com o demônio. Embora universal, tal temática alcança representações peculiares nos autores em estudo, em virtude do estilo e da inventividade de cada um deles e também das condições históricas e culturais diversas.
Título em inglês
Faust and the devil representation in literature: a comparative study of Faustian tradition in Guimarães Rosa, Thomas Mann and Fiódor Dostoiévski
Palavras-chave em inglês
Bakhtin
Devil representation
Faustian pact
Guimarães Rosa
Modernity
Resumo em inglês
The aim of this study is to analyze the Faustian motive and the representation of the devil in the novels: Grande Sertão: Veredas, by Guimarães Rosa, The Brothers Karamazov, by Fyodor Dostoevsky, and Doctor Faustus, by Thomas Mann. The short story A Igreja do diabo, by Machado de Assis, also fits into the study. The analysis is based on the tragedy of Faust by Johann Wolfgang von Goethe, the origin of a tradition that relates to the demonic insatiability of modern man. Aspects of their historical contexts reflected in the works are also pointed as well as differences and similarities between the experiences of heroes when it comes to good and evil and the consequences of the pact with the devil. Although universal, this theme reaches representations peculiar to the authors analysed in this study, by virtue of style and creativity of each and also their various historical and cultural conditions.
 
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Data de Publicação
2012-11-07
 
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