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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-05112014-183757
Documento
Autor
Nome completo
Helena Weisz Salles
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Rabello, Ivone Dare (Presidente)
Franco, Renato Bueno
Pasta Junior, Jose Antonio
Título em português
João Ternura: testemunho das contradições de um projeto modernista
Palavras-chave em português
Análise da narrativa
Forma literária
Literatura brasileira
Literatura e sociedade
Modernismo brasileiro
Resumo em português
Este trabalho pretende analisar o romance João Ternura, de Aníbal Machado, do ponto de vista das contradições entre os projetos ideológicos do primeiro Modernismo e os problemas trazidos pelo processo histórico nacional. No momento em que inicia a escrita de seu único romance, em 1926, Aníbal Machado partilha dos objetivos libertários e dos pressupostos ideológicos que animavam a vanguarda artística brasileira. Como, no entanto, o romance continua a ser escrito até 1964, é possível ver no movimento de sua forma um embate entre matéria narrativa e dinâmica histórica da nação. Tal conflito acaba por fazer com que protagonista e obra entrem em um processo de dissolução que os condena a subsistirem parcialmente inconclusos. A análise de João Ternura traz à tona uma reflexão sobre as possibilidades de constituição do Brasil como nação autônoma e independente
Título em inglês
João Ternura: a document on the contradictions of the Brazilian modernist project
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
Brazilian modernism
Literary form
Literature and society
Narrative analysis
Resumo em inglês
This work aims to analyze the novel João Ternura, by Aníbal Machado, in relation to the contradictions between the ideological project of early Brazilian Modernism and the problems of the national historical process. When he starts writing his only novel, in 1926, Aníbal Machado shares the libertarian goals and ideological assumptions of the Brazilian artistic avant-garde. However, as the novel continues to be written until 1964, the year of the military coup, its very form and style document the collision between the narrative material and the national historical process around it. These conflicts culminate in a process of dissolution that condemn both the novel and its protagonist to a state of inconclusiveness. Analyzing João Ternura brings to light reflections on the possibilities of Brazilian formation as an autonomous and independent nation
 
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Data de Publicação
2014-11-05
 
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