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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-05102009-155012
Document
Auteur
Nom complet
Orlando Bissacot Neto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Almeida, Jorge Mattos Brito de (Président)
Moura, Murilo Marcondes de
Muñoz, Yolanda Gloria Gamboa
Titre en portugais
O transcristão: um diálogo poético entre Murilo Mendes e Nietzsche
Mots-clés en portugais
Cristianismo
Heráclito
Murilo Mendes
Nietzsche
Poesia brasileira
Resumé en portugais
Essa dissertação procura, nos termos de um possível diálogo entre Murilo Mendes e Nietzsche, detalhes da poética ao mesmo tempo cristã e surrealista de Murilo Mendes. Proposta que pode ser auxiliada pela percepção do valor da cultura na poesia muriliana, que tangencia a filosofia, bem como outras artes, como a música e a pintura. A presença de Nietzsche nos Retratos-relâmpago de Murilo Mendes, que cedo iniciou suas leituras do filósofo, indica uma aparente contradição, dado o catolicismo do poeta e a posição crítica de Nietzsche quanto ao cristianismo. Porém, a sugestão do tipo transcristão no retratorelâmpago, designação do católico que empreende a transvaloração dos seus valores cristãos, além de outras importantes resoluções determinadas por Murilo Mendes no texto, configuram uma ligação bastante reveladora entre o poeta e o filósofo. Tomada como diálogo, portanto uma interação mediada por palavras, essa relação, que tem o pensamento de Heráclito como interesse comum e ponto de partida, será analisada na medida em que se desdobra ao redor de conceitos consagrados na história do pensamento, como: pólemos, zoé e pathos.
Titre en anglais
The "transchristian": a poetic dialogue between Murilo Mendes and Nietzsche
Mots-clés en anglais
Brazilian poetry
Christianity
Heraclito
Murilo Mendes
Resumé en anglais
The purpose of this thesis, recognizing a possible dialogue between Murilo Mendes and Nietzsche, is to reveal details of his poetry one at the same time surrealist and christian. Therefore, it would be useful to notice the importance of culture to the murilian poetry, which is often related to philosophy and other kinds of art, as music and painting. The inclusion in Retratos-relâmpago of Nietzschess philosophy, an author read early on by Murilo Mendes, could appear as a contradiction, since Catholicism played a great deal in his poetry, whereas Nietzsches philosophy sustains a critic stand on Christianism. However, the ideal type chosen by the poet in his lightning-pictures, the transchristian (denomination of a catholic who undertake the transvaluation of all his christian values), along with other crucial poetic solutions, disclose a revealing connection between the poet and the philosopher. Considered as a dialog, i.e., an interaction mediated by words, this connection, which has the Heraclitus thought as point of contact and starting point, will be analyzed as far as it develops itself in relation to some important concepts from the history of philosophy: pólemos, zoé and pathos.
 
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Date de Publication
2009-10-05
 
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