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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2014.tde-04022015-110504
Documento
Autor
Nome completo
Jéssica Aracelli Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Jorge Mattos Brito de (Presidente)
Hosiasson, Laura Janina
Mandelbaum, Enrique Isaac
Natali, Marcos Piason
Silva, Arlenice Almeida da
Título em português
O clássico-romântico na composição da narrativa de Jorge Luis Borges
Palavras-chave em português
Clássico-romântico
Figura do Autor
Intertextualidade
Jorge Luis Borges
Leitura
Literatura argentina
Realidade Dual
Realismo
Retomada
Teoria do Conto
Resumo em português
Essa tese procura compreender a narrativa borgeana a partir do projeto de constituição de uma narrativa clássico-romântica, sugerida nos ensaios e no metatexto de narrativas desse autor. A partir de uma interpretação de três narrativas de Jorge Luis Borges, procura analisar o modo como os pressupostos teórico-poéticos do autor se configuram como forma ou encontram paralelo na composição da sua narrativa. A tese investiga a estrutura da figura do autor (a película), a síntese entre uma realidade ficcional clássica e procedimentos do realismo; e a retomada de um enredo anterior na conformação da trama borgeana. Pretendemos demonstrar que essa ficção retoma elementos de enredos prévios, a partir de uma operação de leitura, para um processo de recontextualização. Sua realidade ficcional se constrói a partir de um postulado, submetido a duas linhas de causalidade, a realista e a causalidade mágica borgeana, de maneira que um fato problemático permita duas possibilidades de compreensão dessa realidade ficcional. Entende-se que Borges buscava uma síntese entre formas da narrativa moderna e da narrativa anterior ao romance na criação de um novo tipo de épica.
Título em inglês
The classical-romantic in the composition of the narrative of Jorge Luis Borges
Palavras-chave em inglês
Argentine Literature
Intertextuality
Jorge Luis Borges
Reading
Realism
Theory of Short Story
Resumo em inglês
This thesis seeks to comprehend the narrative of Jorge Luis Borges by examining the authors project of constitution of a classical-romantic narrative, suggested in the essays and in the metatext of his narrative. Through the study of three narratives by Jorge Luis Borges, it seeks to analyze the way by which the poetical-theoretical assumptions of the author are constituted as form or can be found as a parallel in the composition of his narrative. The thesis investigates the structure of the figure of the author (the película), the synthesis of a classical fictional reality and the procedures of realism; and the resuming of a previous plot in the configuration of Borgean narratives. We intend to show, by means of a reading operation, for a recontextualization process, that this fiction resumes elements of earlier plots. Borges fictional reality is created from a postulate, submitted to two lines of causality, the realistic and Borges magic causality, so that a problematical fact allows two possibilities of comprehension of this fictional reality. We argue that Borges pursued a synthesis of forms of modern narrative and the narrative that preceded the novel in the creation of a new type of epic.
 
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Data de Publicação
2015-02-04
 
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