• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-02032010-172726
Documento
Autor
Nombre completo
Marcio Augusto de Moraes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Abramo, Maria Augusta Bernardes Fonseca Weber (Presidente)
Moraes, Marcos Antonio de
Morais, Marcia Marques de
Passos, Cleusa Rios Pinheiro
Toni, Flávia Camargo
Título en portugués
O diabo pé de valsa: a hora e a vez do corpo de baile - Ensaios do baile e da preguiça
Palabras clave en portugués
Dança e literatura
Diálogos literários
Guimarães Rosa
Mário de Andrade
Negro e literatura
Resumen en portugués
A dança é um elemento cultural. Nas pesquisas que se ocupam do universo literário de João Guimarães Rosa, a dança é ainda um elemento insuficientemente pesquisado, embora o baile vinque fortemente os textos, permeando a narrativa lírica com o fenômeno dança. Entre os escritores brasileiros, dois interessam particularmente aos estudos do baile que compõem esta tese: João Guimarães Rosa e Mário de Andrade. O primeiro evidenciou claramente a intenção de apropriar-se do discurso da dança nominando um de seus livros de Corpo de Baile. O segundo, além de produzir uma série diversa de poemas dedicados ao baile, escolheu como fulcro de um dos títulos mais importantes do modernismo Macunaíma os fenômenos culturais da dança. Tanto Mário de Andrade quanto Guimarães Rosa são pródigos na construção de textos labirínticos em que se valem do próprio e do alheio, estabelecendo um diálogo de apropriação que articula a subjetividade lírica a partir de elementos extraídos da cultura popular e do cânone literário. A literatura rosiana constrói um diálogo que, por um lado, embaralha internamente a obra e, por outro, mistura nas cartas embaralhadas entretrechos de obras alheias. A leitura do entretrecho levou o presente estudo de Guimarães Rosa a Mário de Andrade. No universo desses dois escritores labirínticos, a dança e seus fenômenos são o fio de Ariadne estendido do início ao fim desta tese, que objetiva examinar, no diálogo entre linguagens diferentes a da literatura e a da dança a contribuição que a compreensão dos fenômenos da dança pode proporcionar aos estudos literários, já que a dança participa vivamente da construção da palavra literária nas obras examinadas. Esta tese se compõe de três partes. Na primeira, explora a presença da dança nos Primeiros Guimarães, buscando no labirinto dos textos o caminho do baile rosiano, que se inicia em Sagarana, atravessa o Grande Sertão: Veredas e se declara em Corpo de Baile. Na segunda parte, examina a origem e o lugar social do baile. Na terceira, rastreia a dança no cânone literário, pesquisando a função da dança nas obras de João Guimarães Rosa e, em função do diálogo estabelecido nos entretrechos, examinando particularmente a obra de Mário de Andrade e as relações entre o Mutum de Campo Geral, Corpo de Baile, e o Mutum de Macunaíma.
Título en inglés
The devil dances waltz: time and place of ballet corps - Essays on dance and laziness
Palabras clave en inglés
Afro-Brazilian and literature
Dance and literature
Guimarães Rosa
Mário de Andrade
Racial discourses and literature
Resumen en inglés
Dance is a cultural element. In the studies devoted to the literary universe of João Guimarães Rosa, o baile (dance) has still been insufficiently researched although it intensively marks the permeated texts, permeating the lyric narration with the dance phenomenon. Among the Brazilian writers, two, in special, raise most interest regarding dance studies and were selected to compose this present thesis: João Guimarães Rosa and Mário de Andrade. The former clearly evidenced his intention to appropriate the dance discourse, one of his books was named Corpo de Baile (Corps de Ballet). The latter, besides a series of poems dedicated to baile, produced one of the most important titles of Modernism, Macunaíma Both Mário de Andrade and Guimarães Rosa are profuse in creating labyrinthine texts which operate the literary labor by utilizing his own and the others, and establishing a dialogue of appropriation which articulate lyrical subjectivity from elements extracted from popular culture, common to both, with the literary canon. The literature of Rosa constructs a dialogue which, on the one hand, internally shuffles the work, on the other hand, the shuffled cards mix excerpts from others works. The reading of these inserted excerpts led to the present study of Guimarães Rosa and Mário de Andrade. In the universe of these two labyrinthine writers, the dance and its related aspects constitute the Ariadnes Thread, outstretched from the beginning to the end of this study whose aim is to understand via the dialogue between two different languages literature and dance what contribution the comprehension of the dance phenomena brings to the literary study, since, dance, undeniably, participates in the construction of the literary word. This thesis is composed of three sections. In the first, it investigates the presence of dance in Primeiros Guimarães, searching in the labyrinth of texts the route to the Rosas baile initiated in Sagarana, followed by Grande Sertão: Veredas and, finally, declared in Corpo de Baile. In the second section, the origin and the social place are focused. The third part tracks the dance in the literary canon, studying its role in the literary discourse of João Guimarães Rosa and, due to the dialogue among the excerpts, it particularly underlines Mário de Andrade and the relationships among Mutum of Campo Geral, Corpo de Baile, and Mutum of Macunaíma.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-03-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.