• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-29012016-125510
Document
Auteur
Nom complet
Monica Imperio Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Fernandes, Annie Gisele (Président)
Abreu, Mirhiane Mendes de
Junqueira, Renata Soares
Poma, Paola
Ribeiro, Raquel de Sousa
Titre en portugais
A escrita intimista em Desassossego: as tentativas de constituição de um sujeito e suas variantes em três das edições desse texto pessoano
Mots-clés en portugais
Escrita intimista
Fernando Pessoa
Intimismo
Livro do desassossego
Resumé en portugais
O Livro do Desassossego, chamado por Fernando Pessoa de autobiografia sem fatos, diário lúcido ou ao acaso, entre outras tantas classificações, atribuído a Vicente Guedes e a Bernardo Soares, seu heterônimo e semi-heterônimo, respectivamente, apresenta temáticas e estratégias textuais várias que podem aproximá-lo da literatura intimista. Motivado aparentemente pela reflexão íntima ou por um minucioso exame de consciência, essa voz narrativa autoral, que é observadora atenta da vida cotidiana circundante, considerada reles e comezinha, registra suas impressões pessoais num pretenso diário íntimo ficcional. Tais recursos, utilizados pela escrita intimista, bem como o texto fragmentário formado pelas anotações desse eu solitário e entediado, parecem ser uma tentativa de constituí-lo como sujeito. Além da complexa elaboração textual (cujos fragmentos soltos, a diarística e a narrativa autobiográfica são exemplos), que torna a escrita intimista ainda mais sui generis na obra, há outra problemática, não menos significativa - a condição editorial a que o Livro do Desassossego ficou sujeito, visto que, inacabado, foi ordenado e publicado postumamente, de acordo com as escolhas e critérios de seus organizadores. Esta tese, pois, à luz da escrita de si, delineia e analisa brevemente os sujeitos possivelmente constituídos em três edições do projeto da prosa pessoana em questão - as de Teresa Sobral Cunha, Jerónimo Pizzarro e Richard Zenith -, a fim de verificar se e como a ordenação desse complexo material deixado, com fins de publicação da obra, contribuiu para evidenciar o processo de busca ontológica desse(s) eu(s) ficcional(is).
Titre en anglais
The writing of the self in the book Desassossego, by Fernando Pessoa: the constitution attempts of a subject and its variants in three editions of this work
Mots-clés en anglais
Fernando Pessoa
Intimism
The book of disquiet
Writing of the self
Resumé en anglais
TheBook of Disquiet, referred to by Fernando Pessoa as a factless autobiography, a lucid diary or a random diary, among so many other designations, and attributed to Vicente Guedes and to Bernardo Soares, his heteronym and semi-heteronym, respectively, presents diverse themes and writing strategies that may place it in the vicinity of Intimism. Apparently motivated by an intimate reflection or by thorough soul-searching, this authorial narrative voice an attentive observer of the surrounding daily life, which is considered vulgar and mundane records its personal impressions in a presumed fictional intimate diary. Such devices, which are used in writing of the self and the fragmentary text formed by the notes of this lonely and bored self, seem to be an attempt to constitute it as a subject. In addition to the complex text construction (examples of which are loose fragments, diaries and autobiographical narratives), which renders the writing of the self even more unique in the work, there is another and not less important issue the publishing condition to which The Book of Disquiet was subject. Left unfinished, it was posthumously ordered and published according to the organizers choices and criteria. Thus, this thesis, in the light of writing of the self, outlines and briefly analyzes the subjects possibly constituted in three editions of Pessoas prose project in question the ones organized by Teresa Sobral Cunha, by Jerónimo Pizzarro and by Richard Zenith , so as to check whether and how the ordering of this complex material, with the purpose of publishing the work, has contributed to reveal the process of ontological search for this fictional self or these fictional selves.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-01-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.