• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-26072011-143244
Document
Auteur
Nom complet
José Eduardo Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Fernandes, Annie Gisele (Président)
Costa, Jose Horacio de Almeida Nascimento
Franchetti, Paulo Elias Allane
Titre en portugais
O processo de represendatação do eu na Clepsidra de Camilo Pessanha
Mots-clés en portugais
Camilo Pessanha
Intimismo
Modernidade
Poesia lírica
Século XIX
Resumé en portugais
A questão do intimismo tem ocupado um grande espaço de discussão nos estudos literários com abordagens críticas que ou veem na obra de arte um reflexo da vida do autor, ou tendem a negar qualquer valor subjetivo do texto literário (falando-se, até, na morte do autor). Cada um dos enfoques atribui uma importância diferente para o texto literário. A presente pesquisa teve por objetivo investigar as representações do eu na poesia de Pessanha sem, no entanto, fazer de sua poesia motivo para levantamentos biográficos do poeta. Buscou-se, a princípio, comparar as possíveis relações existentes entre intimismo e modernidade e, estendendo tal relação, comparou-se o intimismo de Pessanha com dois outros poetas significativos da lírica portuguesa do século XIX. Depois, investigou-se, partindo-se de leituras em close reading de poemas do autor, as relações que o eu e o outro estabelecem na poesia de Pessanha. Para tanto, utilizou-se a noção de vulnerabilidade e de estranheza do ser do filósofo Emanuel Lévinas. Por último, foram investigadas as representações diretas do eu e as representações do eu em terceira pessoa.
Titre en anglais
The process of representing the "me" in Clepsidra by Camilo Pessanha
Mots-clés en anglais
Camilo Pessanha
Intimism
Lyric poetry
Modernity
The nineteenth century
Resumé en anglais
The issue of intimism has occupied a large area of discussion in literary studies with critical approaches that, or see in a work of art a reflecting the life of the author, or tend to deny any subjective value the literary texts (talking, until, in " author's death"). Each of the approaches attaches a different importance to the literary text. This research aimed to investigate the representations of "self" in the poetry of Pessanha without, however, make of his poetry reason to the poet's biographical surveys. At first, we sought to compare the possibles relationships existents between intimism and modernity and, extending this relationship, we compare the intimism of Pessanha with two other significant poets of the nineteenth-century Portuguese poetry. Subsequently, we investigate starting from the reading in close reading of poems by the author, the relationship between the self" and the "other" in the poetry of Pessanha. For both, the notion of vulnerability and strangeness of the being of the philosopher Emmanuel Levinas was utilized. Finally, we investigate the direct representations of the "self and representations of the "self" in third person.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-07-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.