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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2006.tde-24082007-150456
Documento
Autor
Nome completo
Ivani Ferreira Dias Meneses Costa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Annie Gisele (Presidente)
Dias, Maria Heloisa Martins
Simas, Monica Muniz de Souza
Título em português
António Nobre e a memória como reconstrução poética
Palavras-chave em português
"Só"
António Nobre
Memória
Portugal
Reconstrução poética
Resumo em português
No "Só", de António Nobre consideramos as evocações da memória como importante fonte de informação não somente sobre o sujeito poético, mas também sobre a cultura portuguesa do século XIX. Nelas, visualizamos as tradições, o cotidiano de homens que trabalhavam no mar ou na terra, a religiosidade do povo, a história e a paisagem, sobretudo a do norte do país, possibilitando a reconstrução poética de parte do Portugal de Oitocentos. Essa reconstrução poética, obviamente, foi determinada pela memória do sujeito poético, que ora apresenta imagens da criança doce e querida por amas, envolvido numa atmosfera de contos de fadas ou de visões paradisíacas do mundo que o cercava, ora dá a conhecer situações que envolvem o adulto angustiado diante das perdas inevitáveis da vida. Em ambos os casos, avultam (ou sobressaem) evocações impressionistas por meio de recursos sensoriais que sugerem o estado de alma de um ser que valorizou o que é ser português. A análise dos poemas pretende demonstrar como António Nobre constrói e desenvolve poeticamente as imagens da memória e o que delas decorre, ou seja, como trabalha com as evocações, enumerações descritivas, hipotiposes, etc., de modo a constituir a imagem de um sujeito poético apegado à sua terra natal e a imagem da própria terra, representada por aquilo que julga mais típico dela. É esse o objetivo desse trabalho.
Título em inglês
António Nobre and the memory as poetic reconstruction
Palavras-chave em inglês
"Só"
António Nobre
Memory
Poetic reconstruction
Portugal
Resumo em inglês
In the "Só", by António Nobre we considered the evocations of the memory as important source of information not only on the poetic subject, but also on the Portuguese culture of the century XIX. In them, we visualized the traditions, the daily of men that worked in the sea or in the earth, the religiosity of the people, the history and the landscape, above all the one of the north of the country, facilitating the poetic reconstruction of part of Portugal Eight hundred. That poetic reconstruction, obviously, it was determined by the poetic subject's memory, that prays it presents the sweet child's images and wanted by owners, involved in an atmosphere of stories of fairies or of paradisiac visions of the world that it surrounded it, for now gives to know situations that involve the adult before the inevitable losses of the life. In both cases, increase (or they stand out) impressionist evocations by means of sensorial resources that suggest the soul state of a to be that valued what is to be Portuguese. The analysis of the poems intends to demonstrate as Noble António it builds and it develops in a poetic way the images of the memory and the one that elapses of them, that is to say, as its works with the evocations, descriptive enumerations, hipotiposes, etc., in way to constitute the image of an attached poetic subject to its homeland and the image of the own earth, represented by that that judges more typical of her. It is that the objective of that work.
 
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Data de Publicação
2007-10-02
 
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