• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-22022019-185515
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Neves da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Corradin, Flavia Maria Ferraz Sampaio (Presidente)
Junqueira, Renata Soares
Machado, Alleid Ribeiro
Muniz, Marcio Ricardo Coelho
Santos, Elaine Cristina Prado dos
Título em português
Theatrum mundi: a espetacularidade barroca em Antônio José da SIlva
Palavras-chave em português
Antônio José da Silva
Barroco
Theatrum mundi
Tragicomédia
Resumo em português
A hipótese apresentada em nossa pesquisa de doutorado é a de que as chamadas óperas joco-sérias do luso-brasileiro Antônio José da Silva (1705-1739) reproduziriam o theatrum mundi o teatro do mundo , topos recorrente no pensamento e na produção cultural do século XVII. Nesse sentido, desenvolveremos a análise e a interpretação das peças cunho mitológico do autor, a saber, Os encantos de Medeia (1735), Anfitrião ou Júpiter e Alcmena (1736), Labirinto de Creta (1736), As variedades de Proteu (1737) e Precipício de Faetonte (1738). Nelas, a teatralidade barroca manifesta-se não apenas no uso inflacionado das maquinarias e demais recursos cênicos, mas, sobretudo e especialmente, no fingimento (ou simulação), e na mutabilidade das personagens, de modo que tal noção inscrever-se-ia na própria ação dramática, servindo como motor das intrigas. Em nossa argumentação, recorreremos não só ao procedimento analítico e interpretativo do corpus principal da investigação, mas à busca do diálogo com a perspectiva de pensadores, retóricos e dramaturgos especialmente do Seiscentos que atualizaram, explícita ou implicitamente, a ideia da teatralização da existência mundana. A escolha das óperas joco-sérias que resgatam a mitologia greco-latina justifica-se pela maior possibilidade de cotejamento de tais peças com outras fontes/paradigmas intertextuais, com o fito de investigarmos que elementos foram emulados por Antônio José da Silva no que se refere aos fingimentos e ao uso de artifícios levados a efeito pelas personagens.
Título em inglês
Theatrum mundi: the baroque spectacularity in Antônio José da Silva
Palavras-chave em inglês
Antônio José da Silva
Baroque
Theatrum mund
Tragicomedy
Resumo em inglês
The hypothesis presented in our doctoral research is that the so-called joco-serious operas of Luso-Brazilian Antônio José da Silva (1705-1739) would reproduce theatrum mundi - the theater of the world -, recurrent topos in thinking and cultural production of the seventeenth century. In this sense, we will develop the analysis and interpretation of the mythological pieces of the author, namely Os encantos de Medeia (1735), Anfitrião ou Júpiter e Alcmena (1736), Labirinto de Creta (1736) and Precipício de Faetonte (1738). Baroque theatricality manifests itself not only in the inflated use of machinery and other scenic resources, but especially in the pretense (or simulation), and in the mutability of the characters, so that this notion would be part of own dramatic action, serving as the engine of intrigue. In our argument, we will resort not only to the analytical and interpretative procedure of the main body of research, but to the search for dialogue with the perspective of thinkers, rhetoricians and playwrights - especially the XVII century - who have explicitly or implicitly updated the idea of the theatralization of existence. The choice of the joco-serious operas that rescue the Greco-Latin mythology is justified by the greater possibility of comparing such pieces with other intertextual sources / paradigms, with the purpose of investigating which elements were emulated by Antônio José da Silva in what refers the pretenses and the use of artifacts carried out by the characters.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-02-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.