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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-17042014-105628
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Casarini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Silveira, Francisco Maciel (Presidente)
Costa, Jose Horacio de Almeida Nascimento
Jesus, Virginia Maria Antunes de
Rodrigues Filho, José Maria
Silva, Edson Santos
Título em português
Lisboa menina e moça: a personificação da cidade nas letras de fado
Palavras-chave em português
Estilística
Fado
Leo Spitzer
Lisboa
Literatura portuguesa
Personificação
Severa
Resumo em português
A partir das letras de fado acerca da cidade de Lisboa cuja colheita, inédita, foi parte inicial desta investigação o presente trabalho procura mostrar de que modo a cidade de Lisboa é vista e representada por seus habitantes. A análise de um corpus de 183 canções que cantam a cidade enquanto tal (e não elementos dela: o castelo, o Tejo, bairros, telhados, personagens), revelam que Lisboa é quase sempre uma mulher. Em seguida, o presente estudo dedica-se a interpretar, utilizando como método o círculo filológico da estilística de Leo Spitzer, o fenômeno da personificação de Lisboa no fado, primeiro por uma perspectiva diacrônica e depois sincronicamente. Por último, dedica-se a revelar que tipo de mulher é Lisboa, e sua relação com as vendedoras ambulantes (varinas, saloias, minhotas) e meretrizes que historicamente frequentavam as ruas da cidade e hoje frequentam apenas o imaginário popular. E principalmente a relação de Lisboa-mulher com o mito da Maria Severa.
Título em inglês
Lisbon as a girl and young woman: personification of the city in the lyrics of fado
Palavras-chave em inglês
Fado
Leo Spitzer
Lisbon
Personification
Portuguese literature
Severa
Stylistics
Resumo em inglês
Based on the lyrics of fado for which there has been no previous research or collection into one study this thesis seeks to show how the city of Lisbon is seen and represented by its inhabitants. The analysis of a corpus of 183 songs that sing the city as such (and not elements of it: the castle, the Tagus, neighborhoods, roofs, characters), shows that Lisbon is most of the time portrayed as a woman. Subsequently, the present study interprets, using the "philological circle" proposed by Leo Spitzer as a method, the phenomenon of personification of Lisbon in fado, first by a diachronic perspective and then synchronically. Finally, it investigates what kind of woman Lisbon is, and its relationship with the female street vendors (varinas, saloias, minhotas) and harlots who historically inhabited the city's streets but today are present only in the imagination of its people. Particular attention is paid to the relationship between the Lisbon-woman and the myth of Maria Severa.
 
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Data de Publicação
2014-04-17
 
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