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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-15032013-103256
Document
Auteur
Nom complet
Tatiana Aparecida Picosque
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Franco, Marcia Maria de Arruda (Président)
Jacoto, Lilian
Leal, Izabela Guimarães Guerra
Maffei, Luis Claudio de Sant'Anna
Willer, Claudio Jorge
Titre en portugais
Árvore do ouro, árvore da carne: problematização da unidade na obra de Herberto Helder. Análise de poemas d'A faca não corta o fogo
Mots-clés en portugais
Herberto Helder
Metapoesia
Poesia portuguesa
Tradição
Unidade
Resumé en portugais
Em janeiro de 2009, o poeta português Herberto Helder publica a segunda versão dA faca não corta o fogo e que constitui o livro de encerramento da antologia mais recente, Ofício Cantante- poesia completa. Pretendemos então selecionar e analisar alguns poemas desta obra epilogal, problematizando a busca da unidade entre as coisas em matéria de poesia, projeto poético situado num horizonte histórico da mais exacerbada fragmentação. Mesmo sabendo não atingi-la definitivamente, tal busca funciona como mote ou motor que impulsiona a poesia herbertiana, levando-a a reverenciar a linguagem analógica. Evidenciaremos os momentos do livro em que este objetivo se demonstra dificultoso ou quase impraticável, instaurando a tensão entre o desejo de potência criativa e a impotência criativa, obrigando o poeta muitas vezes a cantar a sua falta de êxito para com a poesia. Para tanto, propomos como metodologia analítica a leitura metapoética dos textos dA faca não corta o fogo, partindo deste ponto para outras temáticas ou questões igualmente relevantes. Deste modo, destacaremos os diálogos mais sobressalentes neste livro com a tradição, a saber: o primeiro romantismo alemão, o poeta alemão Friedrich Hölderlin, os gregos antigos, a Bíblia, a lírica medieval e o poeta Luís de Camões. Trata-se de uma revisitação geral da tradição, não se restringindo aos nomes e textos mencionados, ultrapassando a seara da poesia.
Titre en anglais
Gold tree, flesh tree: problematization of unity in the work of Herberto Helder. Analysis of the poems of A faca não corta o fogo
Mots-clés en anglais
Herberto Helder
Metapoetry
Portuguese poetry
Tradition
Unity
Resumé en anglais
In January 2009, the Portuguese poet Herberto Helder publishes the second version of A faca não corta o fogo and that is the closing book of the most recent anthology, Ofício Cantante- poesia completa. We intend to select and then analyze some poems of this work, questioning the pursuit of unity between things in terms of poetry, poetic project located in a historic horizon more exacerbated fragmentation. Even though he knows do not achieve it definitely such search works as mote or engine that propels the poetry herbertiana, leading her to revere the analog language. Well show the moments of the book in which this objective is difficult or almost impossible, establishing a tension between the desire of creative power and creative impotence, forcing the poet often to sing his lack of success with poetry. We propose as the analytical methodology the metapoetic reading of the texts of A faca não corta o fogo, starting from this point to other themes or other questions also relevant. In this way, we would detach more dialogues in this book with the tradition: the early German Romanticism, the German poet Friedrich Hölderlin, the ancient Greeks, the Bible, the medieval lyric and the poet Luís de Camões. Its a revistitation of tradition, not restricting the names and texts mentioned, oversteping the boundaries of poetry.
 
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Date de Publication
2013-03-15
 
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