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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-13022008-104503
Documento
Autor
Nome completo
Elizabeth Maria Azevedo Bilange
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Mongelli, Lenia Marcia de Medeiros (Presidente)
Cruzes, Kátia Aparecida
Dias, Maria Heloisa Martins
Fernandes, Annie Gisele
Lopondo, Lilian
Título em português
O áspero humor de Lobo Antunes
Palavras-chave em português
António Lobo Antunes
Comicidade
Humor
Jogos textuais
Literatura Portuguesa
Resumo em português
Entender a multiplicação das faces e funções do humor na prosa de Antônio Lobo Antunes é o objetivo desta tese. Frente à vasta obra, o foco da análise foi dirigido para a Trilogia sobre o poder. Agrupados pela temática e sem prejuízo da feição individual de cada romance, o trio, O Manual dos Inquisidores, O Esplendor de Portugal e Exortação aos Crocodilos, tece painel sobre a violência e o medo que se instauraram em Portugal e suas colônias de África no período pré e pós- Revolução dos Cravos com enredos aparentemente incompatíveis com o processo da comicidade, do humor e do riso. Sem explicitar apenas os recursos técnicos e o fazer artesanal do texto antuneano, estudou-se a tessitura estilística da comicidade para entender os mecanismos e elementos que imprimem representatividade cômica ao texto de Lobo Antunes. Mesmo que Bergson, Propp, Bakhtin, Kyser tenham contribuído com a base teórica de produção do cômico, são as teorias de Freud sobre humor e chiste que melhor abarcam a prosa de Antunes. Essas teorias ajudaram a mostrar que, em Lobo Antunes, os processos que resultam em humor, muita vez, possuem características antagônicas aos "modelos" estabelecidos. Para demonstrar as dimensões possíveis do jogo textual e do jogo irônico nos romances da Trilogia, lançou-se mão das teorias, entre outros, de São Tomás de Aquino, Huizinga, Callois, Piaget e Iser. Evidenciou-se, também, que o humor da Trilogia é áspero porque corrói, desbasta e denuncia os abusos do poder, das instituições e os absurdos do mundo moderno.
Título em inglês
Lobo Antunes' austere humour
Palavras-chave em inglês
António Lobo Antunes
Comicality
Humour
Portuguese Literature
Textual games
Resumo em inglês
The aim of this thesis understands the multiplication of the faces and the humour functions in Lobo Antunes' prose. Facing his great literary work, the analysis focus was pointed towards the Trilogy about power. Gathered by the thematic and without prejudice the individual feature of each romance, a set of three, "O Manual dos Inquisidores, O Esplendor de Portugal and Exortação aos Crocodilos", comments about the violence and the fear that was established in Portugal and its African colonies in the Pre and Post Cravos Revolution period with plots apparently incompatible to the comicality, humour and laugh process. Not only making explicit the technical resources and Antunes' handicraft text, but it was also studied the comicality stylistic contexture to understand the mechanisms and elements that transcribe comic representativity to Lobo Antunes' text. Bergson, Propp, Bakhtin, Kyser contributed to the theoretical basis of the comic production, but Freud´s theories about humour and pleasantry comprise better Antonios' prose. These theories helped to show that, in Lobo Antunes, the processes that result in humour may have antagonistic characteristics to the "established models". To demonstrate the possible dimensions of the textual and ironic games in the Trilogy novels, it was made use of Callois and Iser from among. It also became evident that Trilogy humour is austere because destroys slowly, devastates and informs against the abuse of power, the institutions and the nonsense modern world.
 
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Data de Publicação
2008-02-21
 
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