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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-12052015-122631
Documento
Autor
Nome completo
Eric Beuttenmuller
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Bridi, Marlise Vaz (Presidente)
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Guimarães, Alexandre Huady Torres
Machado, Alleid Ribeiro
Paixao, Fernando Augusto Magalhaes
Título em português
Mitos, arquétipos e visão de mundo na obra em prosa de Mário de Sá-Carneiro
Palavras-chave em português
Arquétipo
Dandismo
Estetização
Mito
Visão de mundo
Resumo em português
O ponto fundamental desta tese é a comprovação de que os mitos e arquétipos presentes na obra em prosa de Mário de Sá-Carneiro auxiliam na formação de uma visão de mundo do autor. Mitos e arquétipos representam motivos, elementos temáticos fundamentais que aparecem e se repetem nos textos literários ao longo do tempo e revelam metaforicamente um conjunto de valores. Cada autor tem a sua mitologia particular, ou seja, mesmo que a criação literária seja feita pelo desejo consciente do artista de construir o seu texto, esses elementos temáticos aparecem em sua obra, tenha ele consciência disso ou não. Então, fez-se um levantamento dos principais mitos e arquétipos presentes na obra em prosa de Mário de Sá-Carneiro, depreendendo-se os valores ideológicos, éticos e estéticos que eles representam, para assim mostrar que eles auxiliam na sua visão de mundo. Os principais mitos encontrados foram o de Eros e Thanatos, de Salomé, da busca, e o da criação. Os arquétipos fundamentais são o do fidalgo simbolista assim nomeado dentro desta tese, a partir do arquétipo identificado por Edmund Wilson, em sua obra O Castelo de Axel e o da femme fatale. A partir de então, percebeu-se que estes elementos temáticos supracitados revelam alguns valores fundamentais para o autor, forjando uma visão de mundo que se caracteriza por alguns pontos basilares. Um deles é a insatisfação com a realidade, que se tenta resolver com a criação de uma arte tida como genial e superior. Esse sentimento de descontentamento é fruto também do fato de o artista moderno não se adaptar ao mundo de sua época, por isso seu refúgio na arte (que muitas vezes descamba para a estetização da vida), e em uma espécie de dandismo heróico. Isso dá um tom trágico e grandioso à existência desse indivíduo, considerado superior aos demais. Outro ponto importante da visão de mundo de Sá-Carneiro é a noção de que o amor só se resolve na morte. A causa central disso é uma concepção dicotômica da mulher tida ou como femme fatale ou burguesa ingênua , que impede a concretização de um relacionamento maduro e saudável.
Título em inglês
Miths, archetypes and vision of the world in Mário de Sá-Carneiro's work in prose
Palavras-chave em inglês
Archetype
Dandyism
Myth
Stylization
Vision of the world
Resumo em inglês
The fundamental point of this thesis is the corroboration that the myths and the archetypes of the works of Mário de Sá-Carneiro assist in the formation of his vision of the world. Myths and archetypes represent motifs, thematic elements that appear many times in universal Literature and can reveal a set of values in a metaphoric way. Each writer has his own mythology, and even the literary creation is made in a conscious way, these thematic elements appear in his work, even he doesn´t know that. Then, this thesis made a research of the main myths and archetypes that is relevant in the literary works of Mário de Sá-Carneiro, perceiving the ideological, ethical and aesthetic values that they represent, in order to show how they assist in his set of values. The main myths that were found are Eros e Thanatos, Salomé, the quest and the creation. The main archetypes found were symbolist noble that are named this way from the archetype found by Edmund Wilson, in his work Axel´s Castle and the femme fatale. These thematic elements reveal some author´s essential values, forging his vision of the world, which is characterized for some basic points. One of them, is the sentiment of dissatisfaction with the reality, and the artist tries to solve it with the creation of some superior and brilliant form of art. This feeling of dissatisfaction is also cause by the fact that the modern artist is not well adapted in his own world, because of that he escapes to the art (that in many cases leads to a kind of stylization of life), and to a form of heroic dandyism. All of this gives a tragic and magnificent tone to this individual´s existence, which is considered superior among the others. Another important point in Mário de Sá-Carneiro´s vision of the world is the idea that love can only be resolved by death. It is caused by a dichotomy in the vision of the woman that is considered as a femme fatale or a naïve bourgeois woman that hinders a mature and healthy relationship.
 
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Data de Publicação
2015-05-12
 
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