• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-11122012-101919
Documento
Autor
Nome completo
Ronaldo Ventura Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Costa, Jose Horacio de Almeida Nascimento (Presidente)
Bastazin, Vera Lúcia
Bueno, Aparecida de Fatima
Gobbi, Marcia Valéria Zamboni
Jacoto, Lilian
Título em português
Figurações de Deus nos romances de Saramago
Palavras-chave em português
Deus
Mito
Religião
Romance
Saramago
Resumo em português
A presente tese tem como objetivo analisar figurações de Deus nos romances saramaguianos Manual de Pintura e Caligrafia, Levantado do Chão, Memorial do Convento, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Caim. Nos três primeiros, Deus não aparece como personagem, mas pelos comentários críticos, seja do narrador, seja das personagens, pode-se presumir a inexistência de Deus, que nada mais é que uma criação da mente humana. Nos dois últimos, Deus surge como uma personagem de ficção, com características que destoam daquelas que lhe são atribuídas pela tradição religiosa judaico-cristã, sendo dessacralizado, tendo como contrapartida a elevação do homem a único senhor de seu próprio destino.
Título em inglês
God's figurations in Saramago's novels
Palavras-chave em inglês
God
Myth
Novel
Religion
Saramago
Resumo em inglês
This thesis aims to analyze God's figurations in the Saramago's novels Manual of Painting and Calligraphy, Raised from the Ground, Baltasar and Blimunda, The Gospel According to Jesus Christ and Cain. In the first three, God doesn't appear as character, but for the critical comments, belong to the narrator, belong to the characters, it can be supposed the inexistence of God, that it is nothing else that a creation of the human mind. In the last two, God appears as a fiction character, with characteristics that differ from those characteristics that Jewish-Christian religion tradition attribute to him, stopping being a sacred being, having as compensation the elevation of the man to only master of his own destiny.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-12-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.