• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-09092015-171101
Document
Auteur
Nom complet
Elisangela Fatima Nogueira Godencio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Bridi, Marlise Vaz (Président)
Corradin, Flavia Maria Ferraz Sampaio
Dunder, Mauro
Peixoto, Maria Helena Fioravante
Ventura, Susana Ramos
Titre en portugais
De bordadeira a escritora: a construção da identidade feminina nos quatro primeiros romances de Lídia Jorge
Mots-clés en portugais
Autoconhecimento
Identidade feminina
Interação
Lídia Jorge
Resumé en portugais
Este trabalho constitui um estudo a cerca da construção da identidade feminina tal como se apresenta nos quatro primeiros romances da autora portuguesa Lídia Jorge. Para tanto, foram selecionadas as seguintes obras: O Dia dos Prodígios (1980), O cais das merendas (1982), Notícia da Cidade Silvestre (1984) e A Costa dos murmúrios (1988). A análise dessas obras busca revelar a trajetória percorrida pelas personagens femininas nos romances, observando seus comportamentos, suas angústias, seus medos e suas paixões, para que se possa examinar como se processa a construção identitária da mulher que se insere na época ditatorial vivida por Portugal (como no primeiro romance) e daquelas que vivem no contexto pós-Revolução de 74 (como as mulheres dos outros três romances). Propõe-se identificar, neste estudo, de que maneira se desenvolve a busca do autoconhecimento das personagens, no sentido de, pelo menos, se investigar como se inicia o processo de construção da identidade da mulher portuguesa, que ficou esquecida no período que antecedeu e marcou a experiência de Abril de 1974 (destacada na obra O dia dos prodígios); como ocorre a busca pelo autoconhecimento no contexto de colonização cultural que Portugal vive nos tempos subsequentes ao 25 de Abril de 1974 (como se vê em O cais das merendas); como se processa a luta da mulher pela sobrevivência na Lisboa do final dos anos setenta (destacada em Notícia da cidade silvestre); e de que modo se desenvolve a ação entre os finais dos anos sessenta e princípio dos anos setenta, em pleno ambiente de Guerra Colonial (tal como é ficcionalizado no romance A Costa dos Murmúrios). Estas obras representam uma incursão pela vida das mulheres portuguesas da segunda metade do século XX. Esta investigação se desenvolve por meio da observação detalhada de personagens femininas que buscavam um lugar seu, um espaço próprio, tentando revelar e compreender o mundo.
Titre en anglais
Embroiderer of the writer: the construction of female identity in the first four novels Lidia Jorge
Mots-clés en anglais
Female identity
Interaction
Lídia Jorge
Self-knowledge
Resumé en anglais
This thesis is a study about how female identity has been built up in the first four novels written by the Portuguese woman writer Lídia Jorge. So, O Dia dos Prodígios (1980), O cais das merendas (1982), Notícia da Cidade Silvestre (1984) and A Costa dos murmúrios (1988) form the corpus of this study. Analysing such works searches to reveal the route covered by the female characters in such novels, having in view their behaviours, anguishes, fears and passions, in order that, by such means, one can examine the way of construction of identity of women during Salazar dictatorship, as it can be seen in the first novel, as opposed to the identity of those women living after 1974 April Revolution, as shown in the other novels of this corpus. Thus, this work aims at identifying the manner in which the search for self-knowledge happens and develops in each female character, in the sense that one can at least investigate the beginning of Portuguese woman´s identitary construction process (this woman remained forgotten and apart from Portuguese society before and shortly after Carnation Revolution, experience which has been detached in the first novel, O dia dos prodígios. Another aim of this study is to investigate womens search for self-knowledge in the context of cultural colonization experienced by Portugal in the years ahead of April 74 (as it is shown in the second work, O cais das merendas) and also the struggle for woman´s survival in the Lisbon after the seventies (shown in Notícia da cidade silvestre) and finally the way the action occurs in the period between the final years of the sixties and the first years of the seventies, when the Colonial War was taking place (as it is fictionalized in A costa dos murmúrios). Such works represent an incursion into the Portuguese women´s lives in the second half of the 20th century. This investigation is developed by means of a detailed observation of female characters who searched for a place for themselves in the world an also ried to reveal and understand the world around them.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-09-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.