• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-09092015-171101
Documento
Autor
Nombre completo
Elisangela Fatima Nogueira Godencio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Bridi, Marlise Vaz (Presidente)
Corradin, Flavia Maria Ferraz Sampaio
Dunder, Mauro
Peixoto, Maria Helena Fioravante
Ventura, Susana Ramos
Título en portugués
De bordadeira a escritora: a construção da identidade feminina nos quatro primeiros romances de Lídia Jorge
Palabras clave en portugués
Autoconhecimento
Identidade feminina
Interação
Lídia Jorge
Resumen en portugués
Este trabalho constitui um estudo a cerca da construção da identidade feminina tal como se apresenta nos quatro primeiros romances da autora portuguesa Lídia Jorge. Para tanto, foram selecionadas as seguintes obras: O Dia dos Prodígios (1980), O cais das merendas (1982), Notícia da Cidade Silvestre (1984) e A Costa dos murmúrios (1988). A análise dessas obras busca revelar a trajetória percorrida pelas personagens femininas nos romances, observando seus comportamentos, suas angústias, seus medos e suas paixões, para que se possa examinar como se processa a construção identitária da mulher que se insere na época ditatorial vivida por Portugal (como no primeiro romance) e daquelas que vivem no contexto pós-Revolução de 74 (como as mulheres dos outros três romances). Propõe-se identificar, neste estudo, de que maneira se desenvolve a busca do autoconhecimento das personagens, no sentido de, pelo menos, se investigar como se inicia o processo de construção da identidade da mulher portuguesa, que ficou esquecida no período que antecedeu e marcou a experiência de Abril de 1974 (destacada na obra O dia dos prodígios); como ocorre a busca pelo autoconhecimento no contexto de colonização cultural que Portugal vive nos tempos subsequentes ao 25 de Abril de 1974 (como se vê em O cais das merendas); como se processa a luta da mulher pela sobrevivência na Lisboa do final dos anos setenta (destacada em Notícia da cidade silvestre); e de que modo se desenvolve a ação entre os finais dos anos sessenta e princípio dos anos setenta, em pleno ambiente de Guerra Colonial (tal como é ficcionalizado no romance A Costa dos Murmúrios). Estas obras representam uma incursão pela vida das mulheres portuguesas da segunda metade do século XX. Esta investigação se desenvolve por meio da observação detalhada de personagens femininas que buscavam um lugar seu, um espaço próprio, tentando revelar e compreender o mundo.
Título en inglés
Embroiderer of the writer: the construction of female identity in the first four novels Lidia Jorge
Palabras clave en inglés
Female identity
Interaction
Lídia Jorge
Self-knowledge
Resumen en inglés
This thesis is a study about how female identity has been built up in the first four novels written by the Portuguese woman writer Lídia Jorge. So, O Dia dos Prodígios (1980), O cais das merendas (1982), Notícia da Cidade Silvestre (1984) and A Costa dos murmúrios (1988) form the corpus of this study. Analysing such works searches to reveal the route covered by the female characters in such novels, having in view their behaviours, anguishes, fears and passions, in order that, by such means, one can examine the way of construction of identity of women during Salazar dictatorship, as it can be seen in the first novel, as opposed to the identity of those women living after 1974 April Revolution, as shown in the other novels of this corpus. Thus, this work aims at identifying the manner in which the search for self-knowledge happens and develops in each female character, in the sense that one can at least investigate the beginning of Portuguese woman´s identitary construction process (this woman remained forgotten and apart from Portuguese society before and shortly after Carnation Revolution, experience which has been detached in the first novel, O dia dos prodígios. Another aim of this study is to investigate womens search for self-knowledge in the context of cultural colonization experienced by Portugal in the years ahead of April 74 (as it is shown in the second work, O cais das merendas) and also the struggle for woman´s survival in the Lisbon after the seventies (shown in Notícia da cidade silvestre) and finally the way the action occurs in the period between the final years of the sixties and the first years of the seventies, when the Colonial War was taking place (as it is fictionalized in A costa dos murmúrios). Such works represent an incursion into the Portuguese women´s lives in the second half of the 20th century. This investigation is developed by means of a detailed observation of female characters who searched for a place for themselves in the world an also ried to reveal and understand the world around them.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-09-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.