• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-04022009-164221
Document
Auteur
Nom complet
Marcio Jean Fialho de Sousa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Bueno, Aparecida de Fatima (Président)
Gregorin Filho, Jose Nicolau
Souza, Raquel dos Santos Madanêlo
Titre en portugais
A postura de Eça de Queirós à luz dos debates educacionais em Portugal
Mots-clés en portugais
Debate
Eça de Queirós
Educação
Portugal
Propostas pedagógicas
Resumé en portugais
A questão educacional sempre foi pauta de debate nos meios intelectuais portugueses do século XVIII e XIX. Muitos se propuseram a escrever e refletir sobre a educação formal em Portugal, porém pouco foi feito de modo efetivo, o que praticamente obrigava os intelectuais a repensarem as suas teorias. Na segunda metade do século XVIII, Ribeiro Sanches e Luís António Verney apresentaram algumas propostas que, posteriormente, acabaram também sendo utilizadas pelo Marquês de Pombal. No século XIX, muitos outros intelectuais colaboraram com esse debate: Mousinho de Albuquerque, Passos Manuel, Castilho, Garrett e Herculano, são alguns dos nomes que trouxeram a questão à baila na primeira metade dos Oitocentos. Já, a partir das Conferências do Casino Lisbonense (1871), outra geração entra em cena e continua fomentando o debate sobre os problemas da instrução pública em Portugal. É a partir dessa época que Eça de Queirós registra seu contributo ao discursar, na famosa conferência, sobre o novo estilo literário e, em seguida, disponibilizar nAs Farpas as suas críticas à educação portuguesa, críticas essas que ganham uma nova roupagem no texto Um gênio que era um santo Antero de Quental, em O francesismo, e nas crônicas destinadas à Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro. Dessa forma, o objetivo dessa dissertação é, fundamentalmente, analisar os textos de imprensa de Eça de Queirós que têm como temática primordial a questão educacional portuguesa. Para isso, utilizaremos como corpus de análise os textos reunidos em Uma Campanha Alegre (das Farpas: 1871 1872), publicado em dois tomos, 1890-1891; passaremos, ainda, pelos textos publicados na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro (1880 -1897), posteriormente recolhidos nas coletâneas Cartas de Inglaterra (1905), Ecos de Paris (1905), Cartas Familiares e Bilhetes de Paris (1907), além do Prefácio às Aquarelas de João Diniz (1880) e o texto O francesismo, artigo encontrado entre os papéis do escritor, publicado postumamente em 1912 em Ultimas Páginas.
Titre en anglais
Eça de Queirós posture in the presence of educational debates in Portugal
Mots-clés en anglais
Debate
Eça de Queirós
Education
Pedagogical propose
Portugal
Resumé en anglais
Educational question was always subject of debate among Portuguese intellectuals around 18th and 19th centuries. A lot of intellectuals propose to write and reflect concerning formal education in Portugal, however, practice has done a small matter when the intellectual started to think about new theory. In the 18th century, Ribeiro Sanches and Luís António Verney showed some ideologies that exercised a great influence on the actions of Marquês de Pombal, therefore they provoke expulsion of Jesuits from Portugal. In the 19th century, a lot of another intellectuals introduced educational proposal, such as Mouzinho de Albuquerque, Passos Manuel, Castilho, Garrett, Herculano etc., but its important to remember the contribution of group of Conferências do Casino that have like target, other things, the educational reform. From here Eça de Queirós registers his contribute when he discourses about a new literary style and, right away he shows in As Farpas his criticism about Portuguese education, criticism that receive an other face on text Um gênio que era um santo Antero de Quental, on O francesismo, and on chronicle send to Gazeta de Notícias of Rio de Janeiro. Therefore, the papers target is, fundamentally, to analyze printing press by Eça de Queirós which hás had Portuguese educational debate as main thematic. Then, we will analyze the documents organized on Uma Campanha Alegre (das Farpas: 1871 1872), published in two volumes, 1890-1891; after that, we Will analyze the texts had published on Gazeta de Notícias from Rio de Janeiro (1880 - 1897), afterwards organized on collection Cartas de Inglaterra (1905), Ecos de Paris (1905), Cartas Familiares e Bilhetes de Paris (1907), besides Prefácio às Aquarelas by João Diniz (1880) and O francesismo, article found among authors documents, it published posthumously in 1912 on Ultimas Páginas.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-02-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.