• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-04022009-164221
Documento
Autor
Nombre completo
Marcio Jean Fialho de Sousa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Bueno, Aparecida de Fatima (Presidente)
Gregorin Filho, Jose Nicolau
Souza, Raquel dos Santos Madanêlo
Título en portugués
A postura de Eça de Queirós à luz dos debates educacionais em Portugal
Palabras clave en portugués
Debate
Eça de Queirós
Educação
Portugal
Propostas pedagógicas
Resumen en portugués
A questão educacional sempre foi pauta de debate nos meios intelectuais portugueses do século XVIII e XIX. Muitos se propuseram a escrever e refletir sobre a educação formal em Portugal, porém pouco foi feito de modo efetivo, o que praticamente obrigava os intelectuais a repensarem as suas teorias. Na segunda metade do século XVIII, Ribeiro Sanches e Luís António Verney apresentaram algumas propostas que, posteriormente, acabaram também sendo utilizadas pelo Marquês de Pombal. No século XIX, muitos outros intelectuais colaboraram com esse debate: Mousinho de Albuquerque, Passos Manuel, Castilho, Garrett e Herculano, são alguns dos nomes que trouxeram a questão à baila na primeira metade dos Oitocentos. Já, a partir das Conferências do Casino Lisbonense (1871), outra geração entra em cena e continua fomentando o debate sobre os problemas da instrução pública em Portugal. É a partir dessa época que Eça de Queirós registra seu contributo ao discursar, na famosa conferência, sobre o novo estilo literário e, em seguida, disponibilizar nAs Farpas as suas críticas à educação portuguesa, críticas essas que ganham uma nova roupagem no texto Um gênio que era um santo Antero de Quental, em O francesismo, e nas crônicas destinadas à Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro. Dessa forma, o objetivo dessa dissertação é, fundamentalmente, analisar os textos de imprensa de Eça de Queirós que têm como temática primordial a questão educacional portuguesa. Para isso, utilizaremos como corpus de análise os textos reunidos em Uma Campanha Alegre (das Farpas: 1871 1872), publicado em dois tomos, 1890-1891; passaremos, ainda, pelos textos publicados na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro (1880 -1897), posteriormente recolhidos nas coletâneas Cartas de Inglaterra (1905), Ecos de Paris (1905), Cartas Familiares e Bilhetes de Paris (1907), além do Prefácio às Aquarelas de João Diniz (1880) e o texto O francesismo, artigo encontrado entre os papéis do escritor, publicado postumamente em 1912 em Ultimas Páginas.
Título en inglés
Eça de Queirós posture in the presence of educational debates in Portugal
Palabras clave en inglés
Debate
Eça de Queirós
Education
Pedagogical propose
Portugal
Resumen en inglés
Educational question was always subject of debate among Portuguese intellectuals around 18th and 19th centuries. A lot of intellectuals propose to write and reflect concerning formal education in Portugal, however, practice has done a small matter when the intellectual started to think about new theory. In the 18th century, Ribeiro Sanches and Luís António Verney showed some ideologies that exercised a great influence on the actions of Marquês de Pombal, therefore they provoke expulsion of Jesuits from Portugal. In the 19th century, a lot of another intellectuals introduced educational proposal, such as Mouzinho de Albuquerque, Passos Manuel, Castilho, Garrett, Herculano etc., but its important to remember the contribution of group of Conferências do Casino that have like target, other things, the educational reform. From here Eça de Queirós registers his contribute when he discourses about a new literary style and, right away he shows in As Farpas his criticism about Portuguese education, criticism that receive an other face on text Um gênio que era um santo Antero de Quental, on O francesismo, and on chronicle send to Gazeta de Notícias of Rio de Janeiro. Therefore, the papers target is, fundamentally, to analyze printing press by Eça de Queirós which hás had Portuguese educational debate as main thematic. Then, we will analyze the documents organized on Uma Campanha Alegre (das Farpas: 1871 1872), published in two volumes, 1890-1891; after that, we Will analyze the texts had published on Gazeta de Notícias from Rio de Janeiro (1880 - 1897), afterwards organized on collection Cartas de Inglaterra (1905), Ecos de Paris (1905), Cartas Familiares e Bilhetes de Paris (1907), besides Prefácio às Aquarelas by João Diniz (1880) and O francesismo, article found among authors documents, it published posthumously in 1912 on Ultimas Páginas.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-02-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.