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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-01122009-135439
Documento
Autor
Nome completo
Bianca Nobrega da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Garcez, Maria Helena Nery (Presidente)
Morais, Carlos Francisco de
Poma, Paola
Título em português
Transcendência e imanência na obra Dia do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen
Palavras-chave em português
Modalidades do sagrado
Poesia da natureza
Poesia do século XX
Sagrado cristão
Sagrado pagão
Sophia de Mello Breyner Andresen
Resumo em português
Esta dissertação tem como objeto de estudo o livro Dia do Mar (1947) da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen. A leitura dos poemas mostra-nos a preocupação da autora com a relação estabelecida entre o homem e o mundo em que vive. Daí, destaca-se a relação do eulírico com a natureza, que compõe a poesia de Sophia Andresen de modo muito especial. A partir dessa evidência, passamos a pensar a questão do homem em relação ao meio natural sob duas óticas, a pagã e a cristã, e isso pelo fato de que Sophia consegue conjugar em sua obra, de maneira muito pessoal, os dois pensamentos em questão. Percebemos, então, que a natureza é, na obra da poeta, um meio para se atingir uma relação harmônica com o mundo, pois o espaço natural tem a função de unir a voz-poética à divindade. Este trabalho tem como objetivo analisar os poemas da autora em que se evidenciem a presença do sagrado pagão e do sagrado cristão.
Palavras-chave em inglês
Arrangements of the sacred
poetry of nature
Sacred christians
Sacred pagan
Sophia de Mello Breyner Andresen
XX century poetry
Resumo em inglês
This dissertation has as object of study the book Dia do Mar (Day of the Sea) (1947) of the portuguese writer Sophia de Mello Breyner Andresen. The reading of the poems shows us the author's concern with the relationship established between the man and the world in that he lives. Then, it stands out the relationship of the I-lyrical with the nature, that composes the poetry of Sophia Andresen in a very special way. From that evidence, we started thinking the man's subject in relation to the natural way under two optics, the pagan and the christian, and that for the fact that Sophia gets to conjugate in her work, in a very personal way, the two thoughts in subject. We noticed, then, that the nature is, in the poet's work, a form to reach a harmonic relationship with the world, because the natural space has the function of uniting the poetic voice to the divinity. This work has as objective analyzes the author's poems in those are evidenced the sacred pagan and the sacred christians presence.
 
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BIANCA_NOBREGA.pdf (304.27 Kbytes)
Data de Publicação
2011-09-16
 
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