• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2008.tde-01092008-150204
Document
Auteur
Nom complet
Angela Ignatti Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Lopondo, Lilian (Président)
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Bridi, Marlise Vaz
Macêdo, Tania Celestino de
Santos, Elaine Cristina Prado dos
Titre en portugais
Tempo, espaço e autoconsciência: a construção da identidade em Ensaio sobre a cegueira
Mots-clés en portugais
Autoconsciência
Cronotopo
Espaço
Identidade
Tempo
Resumé en portugais
No capítulo denominado "Formas de tempo e de cronotopo no romance (Ensaios de poética histórica)", de sua obra Questões de Literatura e de Estética (A Teoria do Romance), Mikhail Bakhtin utiliza-se do termo cronotopo para referir-se à indissolubilidade de espaço e de tempo na literatura, uma vez que considera este como a quarta dimensão daquele. O presente trabalho tem como objetivo o exame dos cronotopos no romance Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, desenvolvido mediante o estudo do manicômio, das ruas, das casas, entre outros. Os cronotopos nesta obra subvertem a relação tradicional entre tempo e espaço, constituindo um mundo invertido em sua totalidade. Por meio dos cronotopos poderemos adentrar o campo da autoconsciência das personagens, o qual revela a ampliação do âmbito de visão delas sobre si mesmas e sobre os outros. Tal ampliação implica o dialogismo e a equiparação das vozes dos protagonistas que empreenderão uma jornada rumo à comunhão e à solidariedade. A autoconsciência desemboca na questão da construção da identidade que descortina a imagem do homem contemporâneo, cindido, em conflito com seu tempo e seu espaço.
Titre en anglais
Time, space and selfconsciousness: the identity construction in ' Ensaio sobre a cegueira'
Mots-clés en anglais
Chronotope
Identity
Selfconsciousness
Space
Time
Resumé en anglais
In the chapter named "Formas de tempo e de cronotopo no romance (Ensaios de poética histórica)", which integrates his Questões de Literatura e de Estética (A Teoria do Romance), Mikhail Bakhtin makes use of the term "Chronotope" to refer to the indissolubility of time and space in literature, once he considers the latter as the fourth dimension of the first. The present work aims to investigate the chronotope in Saramago's Blindness, by means of the study of some of its chronotopes, such as the asylum, the streets and the houses, among others. In this novel, the chronotopes show the subversion between time and space relation, constituting a world inverted in its wholeness. By means of the chronotopes it will be possible to see the inside of the characters' selfconsciousness process, which emerge in the narrative and broaden the characters' visual field about themselves and about the other characters. Such broadening implies the dialogism and characters' voice equalization (in the sense that each of the characters will be independent, owning their independent voices, which will consequently permit them start a journey towards communion and solidarity. In the novel, the theme of selfconsciousness, however, leads to that of the characters's identity building, which is present in the novel's plot, and which shows the contemporary individual's divided self, in conflict with his time and space.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-09-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.