• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-30092011-162517
Document
Auteur
Nom complet
Tony Monti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Camilo, Vagner (Président)
Arêas, Vilma Sant'Anna
Frungillo, Mário Luiz
Guimaraes, Helio de Seixas
Otsuka, Edu Teruki
Titre en portugais
Escritores e assassinos - urgência, solidão e silêncio em Rubem Fonseca
Mots-clés en portugais
Conto
Literatura brasileira
Narrativa contemporânea
Rubem Fonseca
Violência
Resumé en portugais
Esta tese pretende entender a literatura violenta de Rubem Fonseca a partir da comparação entre personagens assassinos e personagens artistas das coletâneas de contos Lúcia McCartney (1967), Feliz ano novo (1975) e O cobrador (1979). Na estrutura das narrativas são destacados os elementos "urgência", "solidão" e "silêncio" como marcas de uma inextensão generalizada que baliza as ações dos personagens e promove uma sensação de aprisionamento no tempo presente. O universo ficcional é confrontado com o contexto histórico definido por um regime político autoritário e um processo acelerado de modernização industrial. Destaca-se nos livros analisados a busca por um narrador que possa lidar com as transições rápidas que caracterizam a atividade dos personagens, e com um tempo extenso necessário à narrativa e à reflexão sobre a violência.
Titre en anglais
Writers and murderers - urgency, loneliness and silence in Rubem Fonseca
Mots-clés en anglais
Brazilian literature
Comtemporary fiction
Rubem Fonseca
Short story
Violence
Resumé en anglais
This thesis aims to understand the violent writings by Rubem Fonseca, based on the comparison between the assassins and the artists as characters on the short stories presents in the books Lúcia McCartney (1967), Feliz ano novo (1975) and O cobrador (1979). From the structure of the narratives, the elements "urgency", "lonelyness" and "silence" are highlighted as signs of a generalized lack of extension that shapes the actions of the characters and promotes the sense of incarceration in the present. The fictional universe is confronted with an historical context defined by an authoritarian political regime and an accelerated process of industrial modernization. It is noteworthy in the analyzed books the search for a narrator that deals with the quick transitions that define the activity of the characters, and with an extense time, needed by the narrative and for the reflection on violence.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
2011_TonyMonti.pdf (643.21 Kbytes)
Date de Publication
2011-09-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.